UFRJ rejeita uso de cotas em vestibular |
|
|
Publicado pelo Terra Educação 20/09/2004 |
O Conselho de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) rejeitou hoje a proposta do governo federal de aplicação de cotas nas vagas da universidade para estudantes negros, pardos e de escolas públicas. A decisão deve começar a valer já no vestibular de 2005.
O assunto foi discutido durante seis meses pelos integrantes do conselho formado por representantes dos professores, alunos e funcionários. Em documento, o órgão reconhece condições desiguais, mas afirma que solução é investimento contínuo em ensino de qualidade, informou o Jornal Nacional.
"A gente acha que deveriam se aumentar até o numero de vagas na universidade, aumentar o número de cursos noturnos, para dar oportunidade às pessoas que precisam trabalhar para poder estudar à noite", sugere a conselheira Ana Borralho. Dos 13 conselheiros que participaram da reunião, 11 votaram contra a adoção do sistema de cotas.
O Ministro da Educação, Tarso Genro, diz que respeita a decisão da Universidade, mas salientou que todas as universidades deverão seguir os sistemas de cotas quando a proposta virar lei.
Um projeto do governo federal, criando o sistema de cotas, está sendo analisado pelo Congresso.
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI387577-EI994,00.html
Terra
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|