Washington inaugura museu do índio americano |
|
|
Publicado pelo jornal Folha de S.Paulo 22/09/2004 |
Usando roupas tradicionais, cerca de 10 mil indígenas americanos marcharam na National Mall, em Washington, na terça-feira, dia da esperada inauguração do Museu Nacional do Índio Americano.
A passeata, acompanhada por cantos tradicionais e tambores, incluiu membros de centenas de tribos e cidades do Alasca ao Havaí, de Quebec à Flórida.
Segundo os organizadores, 8.978 indígenas participaram da marcha, conduzida pelo diretor do museu, Richard West, de origem Cheyenne, e pelo chefe Indígena Americano, vestido com traje branco e um longo cocar de penas.
Milhares de pessoas se reuniram para acompanhar a parada, entre as quais muitos indígenas americanos.
A cerimônia de inauguração deu início ao Primeiro Festival dos Americanos, que durante seis dias celebrará em Washington a música nativa, a dança e as lendas nativas americanas.
O museu, próximo ao prédio do Capitólio e que custou US$ 219 milhões para ser construído, é dividido em três seções: "Nossas Vidas", com enfoque na vida moderna dos nativos americanos, "Nossos Povos", destacando a história das várias comunidades, e "Nossos Universos", que ilustra como o conhecimento tradicional forma o nosso mundo.
Junto à dezena de museus que formam o respeitado Instituto Smithsonian, o prédio curvilíneo desenhado por arquitetos de origem indígena faz contraste com o vizinho Museu Aerospacial, em forma de caixa.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u47504.shtml
Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|