Cresce risco de doenças do coração em crianças |
|
|
Publicado pelo Folha Online 26/09/2004 |
As crianças correm cada vez mais risco de serem afetadas por doenças cardiovasculares, que atingem mais os países em desenvolvimento, advertiram organizações internacionais na véspera do Dia Mundial do Coração, celebrado neste domingo.
Em todo mundo está aumentando o número de crianças acima do peso, que têm entre três e cinco vezes mais riscos de serem vítimas de um enfarte na idade adulta, destacou a Federação Mundial do Coração.
Mas os governos não fazem o suficiente para prevenir as doenças cardiovasculares nas crianças e em adultos, quando esses transtornos matam a cada ano 17 milhões de pessoas em todo o planeta.
"Os governos ignoram totalmente uma crise de saúde pública que no entanto é perfeitamente evitável e que pode custar muito caro a nossos serviços de saúde", estimou Janet Voute, presidente da Federação.
Em um livro sobre as doenças cardíacas publicado com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Federação destaca que estas doenças são responsáveis por uma terça parte das mortes no mundo e não ocorrem apenas nos países desenvolvidos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12461.shtml
Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|