> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Empreendedorismo desde a infância


Publicado pelo site Aprendiz 28/09/2004

(Cassia Gisele Ribeiro)
Com o objetivo de disseminar uma visão empreendedora nos cidadãos desde a infância e adolescência, foi colocado em prática em 93 cidades o Projeto Oficina do Empreendedor. Criado pelo consultor Fernando Dolabela, o programa atua em escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior, disseminando entre alunos e professores o conceito de educação empreendedora.
O programa já foi aplicado em cerca de 300 instituições de ensino, e atinge mais de 2.500 professores e 80 mil alunos por ano. Segundo Dolabela, a metodologia Pedagogia Empreendedora (educação empreendedora para a educação infantil, ensino fundamental e médio) envolve cerca de 8.400 professores e 224.000 alunos.
"Sabe-se que o empreendedor é fundamental no processo de desenvolvimento da
sociedade, atuando nas empresas, órgãos governamentais e terceiro setor. No entanto, somente agora o Brasil começa a discutir a necessidade de se ter uma visão empreendedora já na educação básica", afirma Dolabela.
Segundo ele, formar uma população pensante e empreendedora provocará um maior desenvolvimento social e econômico na sociedade. Afinal, quanto mais uma população tem iniciativa para criar alternativas de desenvolvimento, maior será seu poder econômico e coesão social. "A escola forma o aluno com a visão de que ele deve ser treinado para o trabalho, para encontrar um emprego. Esse quadro precisa e está sendo revertido", afirma o consultor.
Segundo o consultor, essa visão está crescendo em escala mundial, no entanto, não considera possível aplicar no Brasil soluções encontradas por outras nações. "Aprendemos muito com experiências aplicadas fora do país. No entanto, o que serve para o Canadá certamente não cabe no Brasil por claras diferenças sociais, por exemplo", afirma.
"A proposta do empreendedor brasileiro deve ser o desenvolvimento e a eliminação da pobreza e da exclusão em nosso país", diz Dolabela. "Empreendedorismo é muito mais uma forma de ser do que de fazer". O idealizador do programa é consultor e autor de diversos livros sobre o tema.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=468147cd0af47010011a01dda4628b65

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader