> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
I Salão Aberto traz obras de artistas nacionais


Publicado pela Agência Carta Maior 30/09/2004

As artes plásticas nunca estiveram tão presentes circuito cultural paulistano como neste mês. Além da 26ª edição da consagrada Bienal Internacional de São Paulo, no Ibirapuera, obras igualmente gabaritadas estarão expostas em outro espaço público, a Casa das Retornas. O prédio, que fica no Parque Dom Pedro II, vai sediar o I Salão Aberto, só com artistas nacionais.
O salão que vai atéa 30 de novembro é uma realização da Cooperativa de Artistas Visuais do Brasil, com o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura e da própria Fundação Bienal.
“A idéia do I Salão Aberto é oferecer uma radiografia da produção brasileira sem interferência externa”, explica Antônio Peticov, presidente da Cooperativa de Artistas. “Hoje, para que o artista tenha espaço, ele deve se adaptar ao conceito de arte dos críticos e curadores, correndo o risco de ficar preso aos rótulos”, critica.
O projeto nasceu com base no lançamento do manifesto sobre a localização dos artistas no cenário das bienais. “Constatamos o encolhimento do número de artistas escolhidos e sentimos em nossa carne uma exclusão cada vez maior. Mas o que mais nos machuca é outro tipo de exclusão, o da não participação na formulação das normas que regem cada evento, principalmente quando são beneficiados por leis de incentivo fiscal, com dinheiro público, com o nosso dinheiro. Agora, temos uma proposta para a Bienal de São Paulo, para a Bienal do Mercosul e para todos os outros grandes eventos em que uma representatividade de artistas brasileiros esteja presente”, afirma Peticov.
Seleção dos trabalhos Os trabalhos do Salão Aberto foram selecionados por um conselho de curadores formado por artistas consagrados, indicados pelos próprios inscritos, pela Fundação Bienal de São Paulo e pela cooperativa.
Entre outros nomes, fazem parte deste conselho Aldemir Martins, Antonietta Tordino, Antônio Henrique Amaral, Bené Fonteles, Caciporé Torres, Cláudio Tozzi, Emanoel Araújo, Fang, Fernando Durão, Gal Oppido, Gontram Guanaes Netto, Guto Lacaz, Haron Cohen, José Roberto Aguilar, Maria Bonomi, Mário Gruber, Sílvio Dworecki, Tomoshige Kusuno e Vânia Toledo.
Serviço:
I Salão Aberto
De 27 de setembro a 30 de novembro
Casa das Retortas, rua Maria Domitila, 79, Parque Dom Pedro II

http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?coluna=visualiza_arte&id=2464

Agência Carta Maior

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader