Quarto De Badulaques LIX

Artigo de Rubem Alves no site Aprendiz 01/10/2004

"A loucura é rara em indivíduos - mas em grupos, partidos, nações e eras ela é a regra." ( Nietzsche )

"Senhores passageiros do vôo 0666, Paris - São Paulo, da TARIG, linhas aéreas democráticas". A voz soou metálica na sala do aeroporto onde os passageiros aguardavam o início do embarque. Cessaram imediatamente as conversas, fez-se silêncio e os passageiros trataram de prestar atenção nas instruções que se seguiriam.
A voz continuou: "A TARIG, linhas aéreas democráticas, no esforço para democratizar os seus serviços, avisa os senhores passageiros que dentro de alguns minutos terá início uma assembléia livre e soberana para a escolha democrática do piloto que comandará o vôo Paris - São Paulo. Os candidatos poderão se inscrever no balcão da empresa devendo, para isso, preencher as seguintes condições: (1) Ser maior de idade; (2) Dar prova de ser capaz de assinar o nome".
Fez-se um grande silêncio na sala de embarque. Os passageiros olharam uns para os outros, incrédulos, pegaram suas bolsas, pastas e mochilas e em silêncio deixaram vazia a sala da TARIG, linhas aéreas democráticas, e foram em busca de uma linha aérea que, sem ser democrática fosse inteligente e que escolhesse seus pilotos por competência e não por voto da maioria.
"É claro que isso não aconteceu e nunca acontecerá. Eu inventei essa cena absurda como parábola da situação eleitoral em que nos encontramos. Exige-se competência de um piloto que tem sob sua responsabilidade a vida de 150 pessoas por 9 horas. Mas de um candidato a vereador, que tem a responsabilidade de decidir sobre a vida de centenas de milhares de pessoas por quatro anos só se exige que seja maior de idade e que saiba assinar o nome.
Quando falo em competência não me refiro a diploma universitário. Há pessoas que não têm diploma de curso superior mas que se provaram como líderes. É o caso do Lula. Ele têm a competência que se formou nas lutas políticas. E há pessoas com diploma universitário que nada sabem sobre a realidade. É o caso do presidente Bush que, por ignorância, coloca o mundo à beira do abismo.
Basta entender um mínimo de futebol. Um bom jogador de futebol tem de ter duas qualidades. A primeira é o seu domínio da bola. A segunda é a sua visão estratégica do espaço do campo. Um jogador que só se vê a si mesmo leva o time à derrota. Há muitos candidatos que se apresentam anunciando a sua pequena jogada. E até pode ser uma coisa em si mesma louvável como, por exemplo, criar um asilo para os velhinhos. Mas o que está em jogo é a cidade inteira.
A condição fundamental para que alguém se candidate é a sua visão da cidade como um todo. É a cidade que está em jogo. Cada vereador tem de ser jogador de um time que tem a visão do conjunto. Você votaria em mim para ser goleiro do seu time? Vale a pena ver o desfile de candidatos a vereador no horário eleitoral. É um espetáculo deprimente. A gente perde a esperança nos mecanismos democráticos.
. Éramos 50 pessoas inteligentes reunidas num fim de semana para pensar os próximos 50 anos do Brasil e, se possível, sugerir ações a serem tomadas. Foi-nos feita, então, inesperadamente, a seguinte pergunta: "Qual é o seu grande medo?" Medo grande e não medo pequeno.
Medos pequenos todos temos. Meu maior medo pequeno é ter um derrame e ficar reduzido à condição de um nabo cozido, à mercê dos médicos que insistem em manter meu corpo vivo quando o que ele deseja é morrer. Para mim o terrível da paralisia que freqüentemente se segue a um derrame é que ela me rouba a liberdade de tomar as providências necessárias para me ir dessa vida, se assim eu o desejar. Ser condenado a viver quando a vida se tornou insuportável e não mais se deseja viver é a pior das maldições. Mas esse é um medo pequeno, individual.
Veja a íntegra em:

Aprendiz