Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

Escola discute projetos na sala de informática

Publicado pelo site da SEE/SP 06/10/2004

(Eduardo Santos)
Alunos e professores da EE Profª Lucia Akemi Miya, de Itapecerica da Serra, estão realizando um “Workshop de projetos na sala de informática”, que começou dia 5 de outubro e vai até o dia 8. O projeto vem sendo desenvolvido desde maio, com objetivo de informatizar as aulas da escola.
A idéia do programa partiu da direção da escola, com intuito de utilizar ainda mais a sala de informática, que possui 10 computadores, um scanner, uma impressora e acesso a Internet.
Cada classe foi responsável em produzir um trabalho de pesquisa e avaliação dos temas relacionados, coordenados por dois ou três professores. De acordo com a disciplina, os trabalhos foram pensados e colocados em prática à análise dos casos, leitura, interpretação e produção de textos.
Todos os trabalhos foram desenvolvidos com o recurso da informática. Os programas Word e PowerPoint estão sendo descobertos por alunos e professores. Há um horário disponível após o período de aula para que os educandos posam utilizar a Internet.
“Há um mundo que precisa ser descoberto dentro de cada escola. A sala de informática nos ajuda a descobrir que podemos conhecer o mundo dentro da nossa própria escola”, explica a diretora Regina Henry Santiago.

Da 5º série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os alunos desenvolveram os seguintes trabalhos:

5ºA - PORTINARI, NOSSAS CONGRATULAÇOES
Desenvolveram pesquisas sobre a vida e as obras de Candido Portinari, trabalhando com leitura e releitura de obras.

5ºB e 5ºD - NOSSOS PICASSOS
Desenvolveram pesquisas sobre a vida e as obras de Picasso, trabalhando as principais características, enfatizando os períodos rosa e azul, bem como um estudo sistemático sobre o Cubismo. Visitaram a exposição "Picasso na Oca".

5ºC - DATAS COMEMORATIVAS
Desenvolveram pesquisas sobres as datas comemorativas de cada mês do ano, destacando uma para analise do lado histórico - social; elaboraram um novo calendário, enfatizando um estudo sobre seqüência numérica.

6ºA, 6ºB e 7ºA – POESIAS
Leitura, análise, escrita e reescrita de poesias de vários poetas brasileiros.

6ºC - AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Leitura, análise de historias em quadrinhos, produção de quadrinhos e novas histórias em quadrinhos, enfatizando os números inteiros.

7ºB - O HOMEM EM MARTE
Leitura, interpretação de reportagens publicadas na "Revista Veja" e pesquisa de diversas assuntos, para a produção de textos informativos e de reflexão.

7ºC e 8ºA - CALCULANDO COM A EDUCACAO FISICA
Calculo de área e perímetro da quadra, pesquisas sobre os esportes e suas regras, entre outros.

1ºA e 1ºB - ARTE BARROCA
Pesquisas sobre o período “Barroco” e o que ele significa.

1ºC - TROVADORISMO
Pesquisas sobre o Trovadorismo e o que ele significa.

2ºA - EMPREGO E DESEMPREGO
Pesquisas sobre o desemprego nos últimos dez anos. Evolução dos empregos surgidos nestes dez anos. Situação econômica do nosso país. Políticas de trabalho e emprego em nosso Estado e Município.

2ºB - RADIATIVIDADE
Pesquisas e estudos sistemáticos sobre o assunto através da Física.

2ºC - ECONOMIA
Trabalho com desenvolvimentos de conceitos e pesquisas sobre juros simples e compostos, taxa selic, dólar, bovespa e outros pertinentes ao mundo econômico. Visita a bancos e entrevistas com gerentes.

3ºA e 3ºB - CONFLITOS MUNDIAIS
Pesquisas sobre quais conflitos o mundo passa nos dias de hoje. O que é um conflito mundial? O que nos leva a pensar sobre conflito familiar? Reflexão sobre o resgate de valores sociais necessários a diminuir os conflitos mundiais. Violência - o que dizer e refletir.

Secretaria de Estado da Educação