Mercosul terá normas comuns para EPT |
|
|
Publicado pela Folha Online 11/10/2004 |
Os países-membros do Mercosul --Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina mais Chile e Bolívia, como associados-- farão até o início de 2005 pesquisas para a busca de um modelo de educação profissional e tecnológica (EPT) comum. A próxima reunião para discussão de uma metodologia para o estabelecimento de padrões e normas unificados ocorrerá no ano que vem.
Em reunião nos dias 4 e 5 de outubro, no Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) do Paraná, em Curitiba, os coordenadores nacionais do Projeto Hemisfério (que coordena a integração) receberam a proposta de adesão dos países andinos ao grupo de discussão da EPT do Mercosul. Poderão entrar no bloco as representações da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
As representações levantarão as estruturas curriculares da educação técnica, no nível médio, no hemisfério e apresentarão análise e sistematização das experiências bem-sucedidas nos países. O prazo dos levantamentos é dezembro de 2004.
Será feito, também, um estudo comparativo sobre certificação profissional nas seis nações e haverá a sensibilização dos setores educativo, produtivo e social para que se preparem para uma possível etapa de adaptação ao modelo da EPT.
Os participantes ainda combinaram a implantação de um site único da EPT no hemisfério e acertaram a participação dos coordenadores nacionais do Mercosul na próxima reunião, nos dias 23 e 24 de novembro, no México, com os coordenadores da América Central e Caribe.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u16213.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|