> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Festa lança Prêmio Paulo Bomfim de Poesia


Produzido pela equipe do CRE Mario Covas 18/10/2004

(Nilva Bianco)
Mais de duas mil pessoas se emocionaram na última sexta-feira, dia 15, com a homenagem da Secretaria de Estado da Educação ao poeta Paulo Bomfim. O governador Geraldo Alckmin e a primeira dama Lu Alckmin, o secretário Gabriel Chalita, professores e dirigentes da Rede Pública Estadual, estudantes, funcionários dos diversos órgãos da SEE e muitos amigos do poeta lotaram o auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, para o lançamento do Prêmio Paulo Bomfim de Poesia – Concurso Jovem Poeta, dirigido a alunos de 5ª a 8ª e Ensino Médio da Rede Estadual

A emoção permeou todos os momentos da festa, da leitura das poesias de Paulo Bomfim feita pela atriz Esther Góes às apresentações de alunos de várias escolas públicas do interior e da capital, que cantaram, dançaram e declamaram poemas de outros grandes autores paulistas, como José de Anchieta e Mário de Andrade. Na platéia, estavam velhos amigos de Paulo, como os membros da Academia Paulista de Letras Lygia Fagundes Telles, Esther de Figueiredo Ferraz, Anna Maria Martins, Ives Gandra, José Renato Nalini e Antônio Ermírio de Moraes. Este fez um discurso emocionado, relembrando a amizade de 70 anos e os exemplos dados por Paulo Bomfim em sua vida e poesia.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, também ressaltou a visão humanista que sempre esteve presente na obra de Paulo Bomfim. “A grande lição do poeta é que é na simplicidade, no respeito ao ser humano que se constrói uma grande nação. Nunca na arrogância, nunca na prepotência. São Paulo agradece a Paulo Bomfim pela sua cidadania e pelo seu humanismo”. Da mesma maneira que grandes autores como Paulo e Lygia começaram a escrever muito cedo, o objetivo do Concurso Jovem Poeta, destacou o secretário, é dar oportunidade aos jovens para que se lancem à literatura e à poesia.

Em sua fala, o governador Geraldo Alckmin elogiou a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de batizar o concurso com o nome de Paulo Bomfim, poeta cuja obra está profundamente ligada às raízes de São Paulo. “Este concurso será com certeza um fator de importância para a escola pública de qualidade em São Paulo”, afirmou o governador, que aproveitou a cerimônia, realizada no Dia do Professor, para dar uma boa notícia à rede: a liberação de recursos para a informatização de 100% das escolas públicas estaduais.

Quanto a Paulo Bomfim, como não poderia deixar de ser, agradeceu o gesto e a homenagem com poesia: “O descendente de bandeirantes recebe, no palácio que evoca os ancestrais da gente paulista, a mais consagradora das homenagens. Se minha vida estivesse contida nos 14 versos de um soneto, diria que este momento é sua chave de ouro”.

A todos os alunos que pretendem participar do Prêmio Paulo Bomfim – Concurso Jovem Poeta, e principalmente, àqueles que acham que não são capazes de escrever poesia, vale lembrar a “Declaração Universal dos Direitos dos Poetas”, de Manoel Santana Câmara Alves:

“Art. 2º - Considerar-se-á poeta todo homem que tenha em seu peito a marca inefável do perdão e as cores matinais da liberdade.
Parágrafo Único – todo homem é capaz de ser poeta (...)”.

Leia a íntegra dos discursos de Antônio Ermírio de Moraes e Paulo Bomfim em:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ntc_l.php?t=021

CRE Mario Covas

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader