> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Passeio, com teatro, melhor ainda


Publicado pela Nova Escola On-Line outubro 2004

(Tatiana Achcar)
Levar seus alunos a centros culturais, a museus ou a parques temáticos é sempre uma diversão - repleta, é claro, de muita aprendizagem. Mas há uma forma de deixar esse tipo de passeio ainda mais marcante para a criançada. Organizadores desses espaços têm utilizado cada vez mais o teatro como forma de apresentação dos conteúdos que estão sendo exibidos.
As peças misturam a arte cênica com a matemática, a física, a química, a biologia, a história, a literatura e a língua portuguesa e levam para o palco histórias capazes de fazer a conexão da sala de aula com o mundo. "O teatro enfatiza o potencial sedutor das linguagens artísticas para instigar, surpreender e cativar o público. Quando combinado a conteúdos científicos, ele faz o visitante ser tocado por uma varinha mágica: ele pergunta, discorda, dialoga, quer saber mais", conta Cauê Matos, ator e diretor teatral do núcleo de artes cênicas da Estação Ciência, em São Paulo.
De fato, o teatro pode alavancar o interesse, disseminar informações e popularizar, de forma lúdica, conhecimentos científicos de diversas áreas. A linguagem teatral é capaz de unir razão e sentimento, tornando a viagem inesquecível. Para Gustavo Ottoni, ator e diretor teatral do Museu da Vida, no Rio de Janeiro, a função do teatro não é explicar determinado conceito, mas sim gerar perguntas no público. "Ele alia duas coisas muito saudáveis: entretenimento e questionamento", explica.
Mentes e corações abertos
De acordo com pedagogos e arte educadores, o espetáculo teatral é um recurso didático apropriado, pois trata de diversos temas abordados em sala de aula e combina várias linguagens, como a música, a dança, as artes plásticas e a literatura. Ele também é capaz de ampliar o repertório cultural dos alunos e esclarecer conceitos ao fazer conexões com o mundo.
Mas, para valer a pena, é importante que a visita ou a peça teatral sejam encenadas por atores profissionais, que conheçam a arte e o público com o qual estão lidando. Dominar o conteúdo encenado também é importante. Muitos núcleos de artes cênicas desses centros trabalham em conjunto com consultores científicos, que auxiliam na elaboração do roteiro.
Um debate entre você, seus alunos e os atores depois da apresentação é bem vindo, pois é o momento que os estudantes têm para discutir e esclarecer as questões que surgiram em cena, sejam sobre detalhes técnicos ou sobre o sentido da obra. Se o espaço não contar com essa atividade, leve a discussão para sua escola. E não caia na tentação de determinar previamente o rumo da conversa ou de enfocar qualquer aspecto da peça antes da apresentação. Para ser sentida e entendida, a arte do teatro precisa de mentes e corações abertos.

Conheça no link a seguir algumas peças em cartaz.

http://novaescola.abril.com.br/noticias/out_04_15/index.htm

Nova Escola On-Line

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader