Gabriel Chalita recebe título de Educador do Ano

Publicado pelo portal Universia Brasil 22/10/2004

O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, recebe neste domingo , 24/10 às 19 horas , em solenidade no Copacabana Palace, o titulo de " Educador do Ano". O evento de premiação contará com a presença de secretários de educação de todo o país, autoridades municipais e estaduais, acadêmicos da Academia Brasileira de Educação e profissionais da área de educação do Rio e de São Paulo.

Gabriel Chalita foi eleito pela unanimidade dos membros da Academia Brasileira de Educação . A outorga do título máximo na Educação do país se deve ao desempenho à frente da Secretaria de Estado da Educação e à capacidade de administração e de gestão do setor público. Para a Academia Brasileira de Educação, a entrega do prêmio "Educador do Ano" ao professor Gabriel Chalita , é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela educação do seu estado.

O novo Educador do Ano tem sob seu comando 5.888 escolas, 5,4 milhões de alunos e 232 mil professores. A implantação de um método moderno de administração foi responsável pela redução da evasão escolar no Estado de São Paulo a 1%. Sob o comando de Gabriel Chalita , o Estado de São Paulo conquistou avanços significativos na educação como: a formação em nível superior a todos os professores da rede, a modificação da merenda escolar de lanche para refeições nutritivas e a criação do Programa Escola da Família, que consiste em abrir todas as escolas à comunidade nos fins de semana, entre outros feitos.

Gabriel Chalita é formado em filosofia e direito, tem mestrado em sociologia política e direito e doutorado em comunicação e semiótica e também em direito. Membro da União Brasileira dos Escritores , autor de 36 livros sobre temas diversos, entre eles "Educação, a solução está no afeto", "Pedagogia do Amor", "O livro dos sonhos" e "Ética dos governantes e dos governados".

Aos 19 anos, Chalita foi eleito vereador e nomeado por seus colegas presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista, tendo implementado vários projetos de importância para o município. Atuou em diversas ONGs, entre elas a JULAD - Juventude Latino-Americana pela Democracia. No atual governo de São Paulo, já ocupou a pasta de secretário da Juventude, Esporte e Lazer e, atualmente, além de secretário de Educação, é conselheiro do Fundo Social de Solidariedade e coordenador do programa Universidade Cidadã. Em 2003, foi eleito também presidente do Conselho de Secretários de Estado de Educação.

Universia Brasil