Maior evento de arte de rua do mundo chega a SP |
|
|
Publicado pela Agência Carta Maior 26/10/2004 |
2005 já tem uma novidade garantida: São Paulo abrigará o maior evento de arte de rua do mundo, o CowParade – circuito de esculturas de vacas pintadas ou vestidas, entre outras manifestações artísticas. A iniciativa é da Toptrends – Tendências e Soluções em Comunicação, que assinou contrato de licenciamento com a CowParade Holdings Corporations, instituição americana. A realização ficará a cargo da Farah Service, uma das principais empresas de marketing de responsabilidade social do mercado brasileiro.
Primeira cidade da América do Sul a sediar o circuito das vacas, São Paulo será “invadida” por mais de 150 esculturas de vacas que, durante dois meses, serão expostas em locais de grande fluxo de pessoas, como parques, estações de metrô, shopping centers e calçadas. Segundo Catherine Duvignau, sócia-diretora da Toptrends, o CowParade – Circuito das Vacas – São Paulo 2005 é um exemplo efetivo de democratização da arte. “O evento vai interagir com, praticamente, toda a população da cidade”, explica.
De acordo com o Michael Farah, diretor da Farah Service, já foram realizados estudos prévios para determinar o circuito da exposição, porém o mesmo só será definido quando todas as cotas de patrocínio forem comercializadas. “Pode ser que um determinado anunciante tenha interesse em privilegiar uma região especifica, então teremos que fazer as adaptações necessárias para viabilizar as diferentes demandas”, comenta Farah.
Ao sediar o CowParade, a capital paulista estará alinhada com Barcelona, Moscou e Mônaco, três cidades que acolherão a divertida mostra de arte popular interativa, no próximo ano. Para tanto, já foram comercializadas algumas cotas de patrocínio. Entre as empresas e organizações que apóiam o evento estão: Lowe Brasil, Tribo Interactive, The Marketing Store, FuturaTech, Granero, ADG – Associação dos Designers Gráficos e o Clube de Criação de São Paulo.
ComParade – Circuito das Vacas – São Paulo 2005 é aberto a artistas e aspirantes, que serão selecionados pelo Comitê de Arte, composto pelo curador Ricardo Resende, o crítico de arte Guy Amado, o diretor do Clube de Criação, Gilberto dos Reis e o arquiteto Ronado Kapaz, da Oz Design e membro do Conselho de Ética da Associação dos Designers Gráficos (ADG). Depois de avaliados, os trabalhos serão apresentados às empresas, sem identificação do autor, para a escolha das obras que serão patrocinadas. Além disso, as empresas também têm a possibilidade de convidar artistas para criarem suas esculturas, com tanto que as mesmas estejam dentro dos limites impostos pelo regulamento internacional do evento.
As obras de arte produzidas pela comunidade artística serão leiloadas em prol da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. A instituição prevê uma série de ações para aproximar as crianças carentes do universo das artes plásticas, além de estimular a criatividade e aproveitar as locações públicas para fortalecer os conceitos da cidadania. Palestras, visitações, workshops com artistas plásticos são algumas das atividades que farão parte do projeto.
O CowParade no mundo
O evento reúne arte, diversão e responsabilidade social constituindo um efetivo canal de comunicação entre patrocinadores e seus públicos-alvos. Realizado em mais de 20 cidades ao redor do mundo, o CowParade foi considerado pelo Advertising Age, uma das principais publicações internacionais de propaganda, como uma das 10 melhores idéias de marketing do ano, em 2001. Ao longo dos últimos seis anos, estima-se que foram produzidas mais de 3000 vacas, sendo que pelo menos 160 delas viraram miniaturas e ocupam o quarto lugar do ranking de itens mais colecionados, nos Estados Unidos.
Com base em apurações efetuadas pela CowParade Holdings, nesse período, calcula-se que a exposição foi vista por mais 100 milhões de pessoas e arrecadou em torno de US$ 11 milhões, revertidos para causas sociais.
http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?coluna=visualiza_arte&id=2564
Agência Carta Maior
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|