USP tem queda de evasão

Publicado pelo site Folha Online 26/10/2004

O índice de evasão de alunos na USP (Universidade de São Paulo) caiu de 32% para 22%. A pesquisa, que analisou a trajetória escolar dos alunos que entraram na USP entre 1995 e 1998, indica que 63,9% das evasões aconteceram no primeiro ano dos cursos.

Os dados são resultados preliminares de um estudo solicitado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP à Faculdade de Educação, com informações coletadas pelo Núcleo de Apoio aos Estudos de Graduação (NAEG), e divulgado nesta terça-feira pela universidade.

A pró-reitora de Graduação da USP, professora Sonia Penin, explica que o estudo mostrou a redução dos abandonos durante o período ideal do curso, que varia de quatro a seis anos conforme a habilitação. "Entre os alunos que entraram na USP em 1995, a evasão foi de 32%, índice que caiu para 27% entre os ingressantes de 1997, e 22% entre os estudantes que iniciaram os cursos em 1998", afirma a professora.

Segundo o estudo da USP, a maior parte das evasões está concentrada no primeiro ano de curso. Dos 7.115 alunos que entraram em 1998, 1.626 abandonaram, sendo que 1.039 deles no primeiro ano, ou seja, 63,9% no total. No primeiro semestre de aula, foram registrados 720 abandonos.

Perfil

Os dados do levantamento, de acordo com informações da Agência USP, mostram que 57,8% ocorrem na área de Humanas, contra 33,1% em Exatas e 10% em Biológicas. Dos estudantes que desistiram do curso, 45,5% tinham menos de 21 anos. Porém, 54,6% dos evadidos tinham alguma experiência anterior no ensino superior.

Entre os alunos que abandonaram as salas da USP, 42,2% estudavam no período noturno e 49,5% trabalhavam. As informações sobre os estudantes foram obtidas nos questionários do vestibular da Fuvest e do cadastro de alunos e disciplinas da graduação, que integram o banco de dados do NAEG.

Cadastro

A pesquisa sobre a trajetória escolar dos alunos da USP é coordenada pelos professores Romualdo Portella de Oliveira e Sandra Zakia. A intenção é seguir os trabalhos com a organização de grupos de discussão com alunos que abandonaram os cursos e, assim, analisar em detalhes os motivos da evasão.

A adesão pode ser feita no site http://naeg.prg.usp.br.

Folha de S.Paulo