Programa trabalha déficit psicomotor com jogos |
|
|
Publicado pelo site Aprendiz 26/10/2004 |
(Ana Paula Fonseca)
Brincadeiras como pega-pega, pular corda e materiais como massinha, papel, pintura e até sucada. Essas são os jogos utilizados pelo Laboratório de Atividade Lúdico-Recreativas (LAR), ligado à Unesp, para ajudar crianças que apresentam algum déficit psicomotor ou dificuldade de aprendizado.
No programa são atendidas semanalmente crianças com idade entre dois a dez anos, encaminhadas pela rede pública e privada do município de Presidente Prudente. O atendimento é totalmente gratuito.
O programa tem como objetivo permitir que as crianças adquiram conhecimento do corpo, coordenação dos movimentos, noções de tempo, espaço e lateralidade (identificação do que é lado direito ou esquerdo).
Mas para serem atendidas no Lar, as crianças passam por uma avaliação preliminar, que permite diagnosticar se a criança apresenta alguma problema. Caso seja constatado algum déficits psicomotor ou dificuldade de aprendizado a criança e encaminhada para um programa individual de atividades lúdicas, definida de acordo com o diagnóstico.
Para realizar esse programa o LAR conta com a ajuda de 20 estagiários do Departamento de Educação Física (UNESP-Presidente Prudente) dos cursos de educação física, fisioterapia e pedagogia. Também participam do programa como voluntários fonoaudiólogo, psicólogos, terapeuta ocupacional e psicopedagoga.
Para melhorar o desenvolvimento das crianças no programa, o LAR também realiza entrevistas com parentes e professores das crianças, para compreender melhor o desenvolvimento das crianças e elaborar um diagnóstico mais preciso de acordo com cada caso.
Além das entrevistas, o LAR realiza reuniões mensais com psicólogos, psicopedagoga e terapeuta ocupacional, para ajudar os pais das crianças a trabalharem melhorar as dificuldades do dia-a-dia e como saber lidar com cada situação para ajudar no desenvolvimento das crianças.
Atualmente o LAR atende 80 crianças por semana, que envolve mais de quatro mil e trezentos atendimentos anuais, ou seja, entre avaliações, orientações e consultas.
O Laboratório de Atividade Lídico-Recreativas (LAR), surgiu em 2001, na UNESP de Presidente Prudente e foi desenvolvido no departamento de educação física, em parceria com o departamento da Faculdade de Ciências e tecnologia (CTI).
"O LAR tem a finalidade ajudar crianças a superar suas dificuldade motoras ou de aprendizado, para que elas tenham mais confiança em si e melhore a sua auto-estima, concluí Edelvira Quintanilha Mastroianni, coordenadora do projeto e professora do departamento de educação física (CTI).
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=d717f7bf0af4701000004204b0da09ae
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|