Programa qualificará diretores de escolas |
|
|
Publicado pelo site do MEC 27/10/2004 |
O Ministro da Educação, Tarso Genro, lança amanhã, 28, às 9h30, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, o Programa Escola de Gestores da Educação Básica, com o objetivo de qualificar diretores em exercício de escolas de ensino fundamental e médio de todo o País na área de gestão escolar.
O Programa Escola de Gestores é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e secretarias do MEC. Contará também com parcerias de diversas instituições, entre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A capacitação será dividida em quatro etapas: a primeira (piloto) vai incluir quatro estados – Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo – e começa já no primeiro semestre de 2005, com a inscrição de 160 gestores (40 por estado). Na segunda, a meta será formar um total de 4.320, expandindo o número de unidades da Federação participantes, com início marcado para o segundo semestre de 2005.
A terceira etapa aumenta a meta para 42.727 diretores e deve ser iniciada no primeiro semestre de 2006, com a participação de todos os estados e o Distrito Federal. A quarta formará mais 109.384 diretores, totalizando 152.111 gestores de escola básica em exercício nas 27 unidades da Federação.
Encontro – Para o lançamento do programa foram convidados 54 diretores de escolas estaduais e municipais das 27 unidades da Federação para discutir e construir o conteúdo a ser ministrado. Esses profissionais estão reunidos desde segunda-feira, 25, na Enap, com especialistas da área e técnicos do MEC. A idéia foi, durante esses três dias, ouvir os diretores para que a experiência deles balizasse a construção do material. Como parte das atividades de encerramento do encontro, será lida a Carta de Brasília.
Educação a distância – O Programa Escola de Gestores utilizará metodologias de educação a distância, articuladas com a infra-estrutura das universidades participantes. Será utilizado o ambiente virtual e-ProInfo da Secretaria de Educação a Distância do MEC.
O monitoramento e a avaliação do desempenho dos cursistas serão feitos por meio de elaboração de projetos a serem aplicados ao longo do curso, articulando conteúdos teóricos com ações práticas junto às unidades escolares, nas quais os diretores atuam. Essa metodologia tem a vantagem de permitir que esses profissionais possam ser qualificados no próprio espaço de trabalho.
Videoconferência – O presidente do Inep, Eliezer Pacheco, participa, amanhã, 28, às 16 horas, no auditório do edifício-sede do MEC, de uma videoconferência com a participação de secretários estaduais de educação. O tema do debate serão os resultados do seminário com os 54 diretores. A transmissão contará com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Quem quiser assistir é só acessar a página do Programa Escola de Gestores da Educação Básica: http://www.escoladegestores.inep.gov.br/
http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasId.asp?Id=7318
MEC
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|