|
Publicado pelo portal Universia Brasil 28/10/2004 |
(Renata Aquino)
Mais de 20 milhões de brasileiros são analfabetos no Brasil. Estrangeiros ao sistema educacional, excluídos das melhores remunerações no mercado de trabalho, alheios à participação política, os analfabetos formam um contingente cada vez mais problemático no Brasil.
Mudam os governos, aumentam os programas de alfabetização e as soluções paliativas para o problema. Um aspecto da alfabetização no Brasil, no entanto, tem atraído muita polêmica e transformado a maioria dos programas educacionais na área. A educação a distância (EAD) passa a ser cada vez mais comum para alfabetização de jovens e adultos.
A importância da EAD para alfabetização ainda é, no entanto, um assunto pouco tratado. A relação da educação não-presencial com a tecnologia é outro campo minado para os programas de alfabetização. Buscando responder algumas dessas questões, o Universia reuniu alguns exemplos de programas e especialistas para discutir o assunto.
Rádio e TV
No Instituto Paulo Freire, projetos de alfabetização de adultos utilizam instrumentos bastante familiares para educação a distância, o rádio e a TV. "O projeto Escola do Rádio foi uma iniciativa de alfabetização cidadã que foi colocada em prática pelo IPF e deve ser realizada novamente em breve", afirma Sonia Couto, coordenadora de projetos de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Paulo Freire.
No início de novembro, o projeto Escola do Rádio irá anunciar o local onde será realizado. Em parceria com o Governo Federal, o projeto levará a alfabetização a regiões remotas do Brasil unindo ensino presencial e não-presencial com a ajuda de radinhos de pilha distribuídos junto com material didático.
O Instituto realiza ainda o material didático para o Telecurso 1º Grau, que irá capacitar jovens e adultos com conteúdo equivalentes ao da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. O projeto, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, tem ainda o apoio do IPF na formação dos educadores.
"Todos os nossos projetos de alfabetização têm como característica a intervenção do professor. Achamos que esses programas podem ser, no máximo, semi-presenciais mas nunca totalmente a distância", afirma Sonia Couto. "Acreditamos na EAD como uma possibilidade a mais de aprendizado, um componente do ensino".
Para o IPF, o programa de alfabetização depende de um tripé de apoio formado por: educador, educando e meios tecnológicos que possam colaborar. Nem sempre o computador é o meio tecnológico ideal. O rádio e a TV têm o lugar de honra nos programas da instituição. O peso das aulas presenciais, no entanto, é pequeno. No programa Escola do Rádio, há uma aula por semana.
"O rádio é muito interessante para trabalhar a distância, em locais remotos e sem infra-estrutura. Já a TV é interessante para um reforço para um ritmo de aprendizado intenso, ampliando e dialogando o conteúdo dos livros e discutido na presença do professor", conta a coordenadora do IPF.
A coordenadora do IPF não descarta, no entanto, a importância do computador para o ensino a distância e diz porquê não é muito utilizada: "Não dá para dizer que a tecnologia pode ser um obstáculo, mas esbarra em dificuldades de infra-estrutura. Não chega a algumas regiões, então não se pode apostar tudo nela", conta Sonia.
Até mesmo para utilizar a TV e o rádio, o IPF precisou de apoio estrutural. Na Paraíba, os municípios sem acesso à TV a cabo precisaram de um esquema alternativo para ver o Telecurso exibido no canal Futura. Já os programas de rádio eram exibidos por uma emissora local, que fechava uma parceria com o IPF. Até mesmo o fornecimento de pilhas para o rádio era controlado pois alguns locais não possuíam energia elétrica ou pontos de venda de pilhas por perto.
"Nas regiões mais urbanizadas, utilizar EAD on-line é interessante, alfabetizar pelo computador é fantástico", conta Sonia. "O aluno aprende mais rapidamente, o computador é instigante e desafiador mas, infelizmente, não dá para pensar em um programa generalizado de alfabetização on-line no Brasil".
Leia a íntegra em:
http://www.universiabrasil.net/ead/materia.jsp?id=5555
Universia Brasil
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|