> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Manual ajuda a avaliar desempenho de escolas


Publicado pelo site Aprendiz 27/10/2004

(Cassia Gisele Ribeiro)
São muitas as pesquisas sobre a situação da educação no país. No entanto, a população dificilmente se apropria desses dados, deixando-os apenas para análises de especialistas que não estão presentes no cotidiano escolar. Foi com base nessa reflexão que a Ação Educativa e a Unicef se uniram com os principais institutos de pesquisa em educação do país e lançaram o guia "Indicadores da Qualidade na Educação".

Na forma de um manual, os indicadores permitem que os participantes da comunidade escolar avaliem a instituição de ensino, identificando seus pontos fortes e fracos. "O manual foi elaborado de forma que tenha uma leitura simples, abrangendo todos os tipos de público. Esse não é um material direcionado aos especialistas", afirma Vera Masagão, coordenadora de programas da Ação Educativa.
"O objetivo principal dos Indicadores é mobilizar educadores, pais, alunos e funcionários em torno de ações voltadas para a busca de uma escola de qualidade", diz.
Um conjunto de perguntas e respostas revela o que vai bem, o que vai mal ou o que merece cuidado e atenção. Durante a avaliação, sete pontos são observados: ambiente educativo, prática pedagógica, avaliação, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico escolar, acesso, permanência e sucesso na escola.
O manual propõe que as questões sejam respondidas e a busca de soluções seja feita em assembléia, sendo necessário haver um programa de mobilização das comunidades para assegurar um processo que estimule essa participação. "Os aspectos deficientes e as alternativas devem ser discutidos e apresentadas em conjunto", afirma Vera.
A Ação Educativa levou o material para ser usado em diversos Estados do país, entre eles Rio Grande do Norte, Paraná e São Paulo. Os primeiros resultados do programa serão apresentados no seminário nacional "Qualidade na Educação: Garantia de Equidade e Aprendizagem na Escola", que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro em Brasilia (DF). Mais informações e o manual disponível para donwload estão no site da Ação Educativa: http://www.acaoeducativa.org.br.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=dc33dcdb0af470100000420473737042

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader