Dislexia poderá ser tratada nas escolas do Rio |
|
|
Publicado pela Agência PontoEDU 04/11/2004 |
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 4248/04, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que institui o Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia na rede pública de ensino.
O objetivo do programa é agilizar o diganóstico da disfunção e acompanhar os estudantes atingidos. A dislexia é um distúrbio da linguagem ou leitura, que atinge entre 10% e 15% da população mundial. A dislexia não é resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência, mas uma condição hereditária com alterações genéticas e mudanças no padrão neurológico.
Segundo a proposta de Nader, o Programa de Tratamento da Dislexia deverá capacitar permanentemente os educadores para que tenham condições de identificar os sinais da dislexia nos educandos.
Nader explica que a maioria da rede educacional, pública e particular, não está capacitada para atender portadores de dislexia. "Daí a importância de um programa efetivo, que capacite professores a identificar esses distúrbios, que crie as equipes multidisciplinares, para uma avaliação precisa, e garanta o acompanhamento profissional necessário", argumenta o parlamentar.
A proposta, que tramita caráter conclusivo, será analisada também pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
http://www.pontoedu.com.br/
Agência PontoEDU
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|