Aprenda a se alongar diante do computador |
|
|
Publicado pelo caderno Equilíbrio, da Folha de S.Paulo 04/11/2004 |
(Karina Klinger)
Apesar do apelo constante da comunidade médica, algumas pessoas não conseguem incluir atividade física diária em sua rotina. Como a desculpa desses sedentários quase sempre é a falta de tempo, que tal exercitar-se por apenas dez minutos no próprio ambiente de trabalho?
A ginástica laboral tem justamente esse fim. Além de prevenir uma série de doenças em funcionários que fazem movimentos repetitivos no desenvolvimento do seu trabalho, ela pode aliviar o estresse, proporcionar aumento da consciência corporal e reeducar o corpo em relação à postura.
Antigo, esse tipo de ginástica não guarda uma história precisa. Alguns registros mostram que já em 1925 trabalhadores poloneses usavam o método para aliviar a tensão. Os japoneses também são reconhecidos por adotar a prática de forma generalizada nas empresas. No Brasil, é possível encontrar a ginástica laboral em empresas, órgãos públicos e hospitais, como o 3º Tribunal Regional Federal e o Hospital AC Camargo, ambos em São Paulo.
Antes de selecionar alguns exercícios para que você possa fazer em casa, a reportagem do Equilíbrio acompanhou uma sessão de ginástica laboral na Hokko, uma empresa de produtos químicos e agropecuários, também em São Paulo. Ao som de "Blue Jeans", cerca de quarenta funcionários seguiram à risca a orientação dada pelo professor de educação física Daniel Gadelha, da Dahel Consultoria, que presta serviços na área.
A aula aconteceu no próprio escritório, diante de computadores, impressoras e telefones. "Viajo muito e estou sempre correndo. Esta é a única hora em que posso me exercitar. Passo muito tempo sentado e as aulas me ajudaram a amenizar uma dor que sentia no pescoço", revela o francês Guy De Froberville, diretor de vendas da empresa, que está no Brasil há dois meses.
Os exercícios nas fotos ao lado são chamados de preparatórios e representam um mistura de movimentos de alongamento e aquecimento. Tais exercícios devem ser feitos antes de o trabalho começar. "Os iniciais são importantes porque promovem lubrificação articular e aquecimento dos principais grupos musculares. Eles dão o pique para começar o dia", explica Gadelha.
Vale lembrar que existem três tipos de exercícios na ginástica laboral: os preparatórios (antes de começar a trabalhar), os compensatórios (no meio do expediente) e os de relaxamento (no final do dia). Todos mesclam os mesmos movimentos com intensidades diferentes.
O tempo para realizar os exercícios é curto, apenas dez minutos, mas segundo o médico fisiologista Turíbio Leite de Barros, professor da Unifesp, eles são suficientes para causar bons efeitos. "Além de prevenir as lesões causadas por esforços repetitivos, essa ginástica é uma porta de entrada para que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade de exercitar-se", complementa.
Outra vantagem desse tipo de exercício, de acordo com o fisiologista Paulo Zogaib, do hospital Sírio Libanês, é que quem trabalha em escritório o dia inteiro costuma ter uma concentração muscular acentuada. "O alongamento promovido por esse tipo de exercício faz o músculo relaxar e voltar ao normal. Essa postura de contração é que gera os processos inflamatórios. Sem esse tipo de exercício, o problema torna-se crônico", esclarece.
A ginástica laboral também aumenta a flexibilidade, um quesito onde os homens perdem das mulheres. Devido aos hormônios femininos?, as mulheres são mais elásticas. Um motivo a mais para os homens se levantarem da cadeira e enfrentarem a série abaixo.
Cada movimento deve ser feito por dois minutos. E lembre-se: os joelhos devem estar sempre flexionados para evitar sobrecargas. Caso tenha algum problema específico ou dores constantes nas articulações, costas, ombros, pescoço ou pernas, não faça os movimentos sem aconselhamento médico.
Veja os exercícios em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3804.shtml
Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|