> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Nova droga ajuda a perder e manter peso


Publicado pelo Folha Online 10/11/2004

Uma pílula experimental contra a obesidade ajudou pessoas a perder mais peso do que as que tomaram um placebo (substância sem efeito algum), disseram pesquisadores responsáveis pelo estudo, realizado durante dois anos.

Os resultados da última fase da pesquisa, apresentados durante a reunião anual da Associação Americana do Coração, mostraram que os pacientes que tomaram o Acomplia (nome comercial do rimonabant) conseguiram perder peso e gordura abdominal ao longo de um ano e conseguiram manter os resultados durante dois anos.

A gordura abdominal é um importante indicador do risco de doenças cardiovasculares. Os pacientes que tomaram a pílula durante dois anos apresentaram melhoras significativas nos seus índices de HDL (lipídios de alta densidade), o chamado colesterol bom. Ao mesmo tempo, eles apresentavam menor taxa de triglicérides e melhor sensibilidade à insulina, segundo os pesquisadores.

O resultado do estudo, feito com 3.040 pacientes, sustenta a grande quantidade de evidências favoráveis ao medicamento rimonabant, depois dos dados já apresentados na Europa.

Analistas prevêem que o Acomplia terá um faturamento de pelo menos US$ 6 bilhões por ano, o que representará um grande crescimento para o laboratório.

Cerca de 33% dos pacientes tratados com 20 miligramas de Acomplia durante dois anos perderam 10% de seu peso inicial. Entre aqueles tratados com um placebo, apenas uma parcela de 16,4% apresentou essa redução de peso.

Mais de 62% dos pacientes tratados com os 20 miligramas de Acomplia perderam pelo menos 5% de seu peso inicial.

A circunferência abdominal diminuiu, ao final de dois anos, uma média de oito centímetros no grupo que tomava 20 miligramas de Acomplia; 4,9 centímetros no grupo que tomava 5 miligramas do medicamento, e só 3,8 centímetros no grupo do placebo.

Com base nisso, o estudo concluiu que a dose de 20 miligramas do Acomplia é mais eficaz que uma dose mais baixa.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12630.shtml

Folha de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader