Nossa História aborda a Guerra do Paraguai |
|
|
Publicado pela Agência Carta Maior 16/11/2004 |
As cores de Cándido López que ilustram a capa da edição de novembro de Nossa História anunciam o tema principal da revista que chega às bancas nesta semana: Guerra do Paraguai. O conflito, que devastou o cone sul, é analisado sob a ótica de especialistas brasileiros, argentinos e paraguaios. O artigo, Nova Luz Sobre a Guerra do Paraguai, por exemplo, levanta a reflexão de que a guerra não foi desencadeada apenas pelo imperialismo inglês, mas também pelo processo de consolidação dos estados nacionais do Rio da Prata. O autor Francisco Doratioto mostra ainda como Brasil e Argentina já tentaram ter uma relação cordial, mas que acabou não dando certo. Outro artigo, Tríplice Desafio, trata das dificuldades impostas pela geografia, logística e tecnologia, enquanto Negros Guerreiros desmistifica a idéia de que o exército brasileiro era composto por escravos.
A matéria Tropas Femininas em Marcha aborda a presença extra-oficial das mulheres na guerra, como o caso de Jovita Feitosa, brasileira que se vestiu de homem para lutar, enquanto o texto do escritor paraguaio Guido Alcalá narra os horrores vividos por sua família no conflito. Num dos trechos, ele conta que seu bisavô, então com nove anos, era vestido e mantido como menina para que não fosse levado para o Exército, que recrutava meninos ainda menores.
Também fazem parte do dossiê a seção Ensino, que aborda as diferentes visões sobre a Guerra do Paraguai nos livros escolares adotados pelos países do Mercosul, e a seção Olhares, de Hernán Vieyra, apresentando o pintor Cándido López, que documentou o cenário das batalhas e ajudou a colorir a 13ª. edição de Nossa História.
Serviço:
Revista Nossa História
Editora Vera Cruz
R$ 6,80
Periodicidade: mensal
Circulação nacional
http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?coluna=visualiza_arte&id=2645
Agência Carta Maior
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|