> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Excesso de visitas derruba acervo virtual do MEC


Publicado pelo site UOL Educação 17/11/2004

(Daelcio Freitas)
O site Domínio Público , uma iniciativa do Ministério da Educação para tornar disponível mil obras literárias e científicas na internet, teve problemas técnicos por excesso de visitas nesta quarta-feira, primeiro dia de funcionamento. Segundo a assessoria técnica do MEC, das 9 às 10h da manhã, foram 30 mil acessos.

O MEC optou por tirar o site do ar até que fosse colocado, às 17h, um novo servidor para dar conta da demanda. Mesmo assim, o site teve problemas até as 21h. Quem acessou o endereço durante todo o dia, encontrou a seguinte mensagem: "devido ao grande número de usuários, estamos providenciando o redimensionamento dos equipamentos".

"Em vez de de o site ficar com baixo desempenho, optamos por deixá-lo fora do ar até que o novo servidor entre em funcionamento. Caso seja necessário, o ministério vai disponibilizar um terceiro servidor", informou o no início da tarde o assessor de informática do ministério Espartaco Miranda.

Machado de Assis
O acervo, que permite busca por autor, título e palavra-chave, oferece ainda hinos e músicas, além de mapas, ilustrações e pinturas que sejam de domínio público ou tenham autorização legal para divulgação e exibição. Há livros de ciências sociais e exatas, obras literárias de autores consagrados, como Machado de Assis, e de referência, em vários idiomas, como português, francês, inglês, espanhol, italiano e até latim e esperanto.

O Ministério da Educação também publicou nesta terça-feira (16/11) no "Diário Oficial" da União uma chamada pública para a inscrição de projetos de digitalização de obras. O governo federal vai financiar uma parte desses projetos. Para o próximo ano, estão previstos entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões de investimento no setor.

Acervo
romances, crônicas e poesias de autores brasileiros, portugueses e representativos da literatura universal e de todas as épocas;
livros e publicações em diferentes áreas do conhecimento universal, como filosofia, história e ciências;
teses e dissertações produzidas nas universidades brasileiras, por brasileiros em universidades no exterior ou sobre o Brasil.
O acervo de imagens vai abranger:
fotografias que sejam registros da população, da arquitetura e da natureza do Brasil, além da história econômica, política, social e cultural do País em épocas distintas;
mapas históricos, topográficos, geoeconômicos, políticos e populacionais do Brasil;
registro fotográfico dos acervos pictóricos, gráficos e esculturais dos museus de belas artes e dos memoriais brasileiros.
Comporão o acervo fonográfico:
gravações antigas ou atuais que representem os diversos ritmos musicais e as canções populares do Brasil;
registro fonográfico das execuções musicais da obra de compositores brasileiros ou estrangeiros representativos da cultura universal por orquestras sinfônicas e conjuntos musicais brasileiros.
O acervo multimídia oferecerá aos internautas:
programas produzidos pela TV Escola/MEC;
documentários sobre a cultura, a sociedade, a economia e políticas brasileiras;
entrevistas com personalidades brasileiras ou estrangeiras de destaque nos planos cultural, artístico ou científico;
filmes representativos da cinematografia nacional.

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u3474.jhtm

UOL Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader