> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Festival lembra cinco anos sem Plínio Marcos


Publicado pela Agência Carta Maior 19/11/2004

Para lembrar os cinco anos em que o dramaturgo, ator, jornalista, tarólogo, camelô de seus próprios livros, técnico da extinta TV Tupi, jogador de futebol e palhaço Plínio Marcos deixou as “quebradas deste mundaréu”, alguns eventos estarão acontecendo em São Paulo, Osasco e Santos, onde ele nasceu.
Neste dia 19 de novembro, sexta-feira, é a data em que Plínio saiu por aí, deixando viva sua obra, sua arte, sua grandeza e seus textos de um “repórter de um tempo mau”. Poucos ainda conhecem a importância de Plínio Marcos. Por isso, o dia 19 vai marcar o início de uma programação que vai estender-se até a semana seguinte, para lembrar que ele continua cutucando e mexendo com as pessoas.
Como não poderia deixar de ser, em alguns dos eventos haverá uma banca com os livros de Plínio Marcos, inclusive Histórias das Quebradas do Mundaréu, segunda edição, lançada recentemente pela Editora de Cultura, 30 anos depois. Também serão encontrados exemplares do acervo da família, remanescentes do estoque do próprio Plínio.
Toda a vida e obra de Plínio Marcos estão no sítio oficial: www.pliniomarcos.com, de onde foram tiradas as imagens que ilustram este texto.

Programação


19/11 – Em São Paulo – Teatro de Arena Eugenio Kusnet e antigo Bar do Redondo - 20h (um dos pontos marcantes na vida e obra de Plínio). Presença de amigos e familiares com leitura de textos. O encontro está marcado para o horário das 20h00, em frente ao Arena, e vai até as 21h00, quando os presentes irão para o antigo Bar do Redondo (em frente ao teatro), relembrando momentos vividos por Plínio e seu amigos nesse local. E, de alguma forma, ele estará presente nessa noite.
Presenças confirmadas: Carlos Costa (Carlão do Boné), Edson Lima, Erton Moraes, Gustavo Brandão, Moisés da Rocha, Renato Dias, T.Kaçula, Thiago Artaxo, Vera Artaxo.
Teatro de Arena – Rua Teodoro Baima, 94 – Centro - Tel. 3256 9463.

19/11 – Em São Paulo – Teatro de Arena – 21h
A apresentação da peça Arena conta Danton nesta noite será dedicada a Plínio Marcos. Arena Conta Danton que conta os últimos dias do revolucionário e o processo político que o levou a morte. Para apresentar a peça em pleno século XXI, a Cia Livre apresenta o conflito como uma espécie de jogo entre o "time de Danton" e o "time de Robespierre" - outra figura emblemática da revolução.
Teatro de Arena Eugenio Kusnet – Rua Teodoro Baima, 94 – Centro – Tel. 3256 9463 (ingresso: pague quanto der).

19/11 - em São Paulo - no Bar Blen Blen – 22h30
Os músicos Renato Dias & T.Kaçula, participam da homenagem, apresentando show onde mostram a história do samba paulista. A noite será dedicada a Plínio Marcos. Haverá exibição de trecho do documentário Geraldo, O Filme, dirigido por Carlos Cortez, que mostra um depoimento de Plínio sobre Geraldo Filme e Pato N`água. Uma das músicas do show é o Silêncio no Bexiga.
Blen Blen – Rua Inácio Pereira da Rocha, 520 – Pinheiros - Tel. 3815 4999.

19/11 - em Santos (SP) – Teatro Coliseu – a partir das 19h
Marcando a reabertura do Teatro Coliseu haverá a entrega do premio Plínio Marcos para os melhores da classe teatral da baixada santista. Haverá uma homenagem pelos 40 anos de carreira de Ney Latorraca. Na ocasião acontecerá um momento de leitura e depoimento sobre Plínio Marcos. Confirmadas as presenças de Kiko Barros, Ney Latorraca.
Teatro Coliseu – Santos – Tel. 013 9106 1296.

Veja a programação completa em:

http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?coluna=visualiza_arte&id=2671

Agência Carta Maior

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader