Estudantes da AL discutem cinema universitário |
|
|
Publicado pela Agência Carta Maior 22/11/2004 |
Centenas de estudantes de cinema de toda a América Latina estarão reunidos na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) a partir de 22 de novembro para o 1o Panorama Latino-americano de Cinema Universitário. Inédito no Brasil, o concurso traz curtas-metragens produzidos por alunos de universidades do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e México, com apresentação de 90 filmes ao longo de uma semana de evento. A idéia é ampliar o diálogo entre as escolas de cinema da América Latina, consolidando a FAAP como um centro de referência na produção do conhecimento e atraindo jovens estudantes de várias nações.
O evento será dividido em duas partes: Mostra Competitiva e Mostra Panorâmica. Na primeira, os filmes exibidos estarão sendo analisados por uma comissão julgadora e concorrendo a 4 latas de película para cada uma das cinco categorias de premiação, fornecidas pela Kodak. Na Mostra Panorâmica, de caráter não-competitivo, será exibida uma seleção de diversidade temática e estética da produção audiovisual universitária da América Latina.
A comissão julgadora será composta por profissionais especializados, como a presidente da FEISAL (Federacion de Escuelas de Imagen y Sonido de América Latina) Dolly Pussi; a professora da ECA/USP e presidente da FORCINE Maria Dora Mourão; o crítico e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff; o cineasta Carlos Reichenbach; o cineasta e organizador da Mostra Audiovisual Paulista Francisco César Filho; e o professor e pesquisador de cinema da FAAP, André Piero Gatti. O trabalho dos jurados consistirá em eleger os cinco melhores curtas nas categorias: filme, direção, roteiro, fotografia e montagem.
Reflexão
Além da programação dos filmes e vídeos selecionados, o Panorama realizará também palestras e mesas de debate, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a produção cinematográfica latino-americana e um intercâmbio entre estudantes, professores e cineastas.
Os palestrantes do 1o Panorama Latino Americano de Cinema Universitário são: a produtora de cinema, Assunção Hernandes; a professora da ECA/USP e presidente da FORCINE, Dora Mourão; a produtora Sara Silveira; a cineasta Tata Amaral; o professor da ECA USP e cineasta, Roberto Moreira; a presidente da FEISAL (Federacion de Escuelas de Imagen y Sonido de América Latina), Dolly Pussi; o cineasta Philippe Barcinski; a produtora Geórgia Costa Araújo; a cineasta Lais Bodansky e o professor de cinema da FAAP, Humberto Carneiro Neiva.
http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?coluna=visualiza_arte&id=2665
Agência Carta Maior
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|