Revista discute o papel dos universitários |
|
|
Publicado pelo site da Folha Online 18/11/2004 |
(Camila Marques)
A Liga de Editoras Universitárias, formada pela USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas), Universidade Federal do Paraná, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UEL (Universidade Estadual de Londrina), lançou neste mês a revista "Maquinação". Voltada para os estudantes universitários, a publicação pretende "fisgar" o aluno sem repetir o formato acadêmico.
Segundo o editor de "Maquinação", Jadir Pavão Jr., o objetivo da revista é discutir a importância dessa parcela "privilegiada" da sociedade --que alcança a faculdade-- no processo de distribuição da informação, "seu papel nos dias de hoje, seja na universidade, seja na sociedade, seja no mundo". Mas tudo isso falando de cinema, arte, lazer e comportamento.
Além de artigos, reportagens, entrevistas, ensaios visuais e até HQs, assinados por jornalistas, artistas plásticos e acadêmicos, "Maquinação" terá seções fixas, como a "Idéias x2". Na edição número zero (como é chamada a primeira leva de uma revista), a questão proposta para debate é "Sou universitário, e daí?".
"Sempre duas pessoas vão responder à pergunta, uma do meio acadêmico e outra completamente fora desse universo. A intenção é mostrar que a idéias boas fora das universidades", diz Pavão. Na estréia, discutiram o tema a cineasta Laís Bodanzki, diretora de "O Bicho de Sete Cabeças", e o filósofo Renato Janine Ribeiro. No número dois, a conversa será sobre o sistema de cotas raciais.
Nessa primeira edição o estudante achará um ensaio visual sobre o pintor Paulo Pasta, do qual foi transposto para o papel o caderno de estudos. Além disso, há um ensaio fotográfico de Cristiano Mascaro; histórias em quadrinhos sobre a violência assinadas por Marcello Quintanilha, de Londres; reportagem de como a neurociência tenta entender o que é o amor; texto sobre a importância dos divulgadores culturais que falam ao grande público e relatos de estudantes que organizam protestos universitários.
Liga
Para começar, a revista será vendida nas cinco universidades responsáveis por sua edição e nas livrarias Fnac, Cultura e Livraria da Vila. A revista é o primeiro passo da Liga de Editoras Universitárias.
"Com a parceria, fica mais fácil levar os trabalhos brasileiros a feiras tanto no Brasil como no exterior", diz Pavão, antecipando uma outra área de atuação da Liga, que também editará livros em conjunto.
Quem quiser adquirir o exemplar e não tiver acesso aos endereços citados pode entrar em contato com a Edusp (Editora da USP) pelo telefone 0/xx/11/3091-4008 e 4150, pelo e-mail edusp-venda@edu.usp.br ou no endereço www.usp.br/edusp.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u16499.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|