> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Projeto capacita professores de arte


Publicado pelo site Aprendiz 22/11/2004

(Grasiela Cardoso)
Já está comprovado que a mistura de arte com educação têm conquistado grandes resultados por todo o mundo. Aos poucos, as escolas têm começado a valorizar e qualificar cada vez mais o ensino da arte a partir da capacitação dos próprios educadores. Esta é a visão do Instituto Arte na Escola, que já capacitou mais de 15 mil professores por todo o país.
A Fundação Yochpe foi quem iniciou esse trabalho há 15 anos, após o lançamento de uma pesquisa, realizada pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, que constatou que o ensino da arte nas escolas daquela região estava muito fragilizado. A entidade começou, então, a criar material para auxiliar os educadores com o ensino da arte.
A idéia deu certo. O objetivo passou a ser levar esse material para o maior número de educadores possível. Foi então criado um plano de incentivo para a educação continuada e, em 1992, surgiu o projeto Arte na Escola. O programa é formado por organizações culturais, educacionais e por diversas universidades que realizam todo o trabalho de educação para os professores.
No total são 44 pólos de educação continuada e a idéia é chegar aos 50 até o ano de 2005. Nesses pólos, os educadores participam de seminários, cursos, congressos, além de contarem com uma midioteca (que tem 130 títulos diferentes), kits e materiais educacionais. Os pólos funcionam de acordo com a necessidade de cada local. Em Roraima, por exemplo, o trabalho é direcionado para os professores que trabalham com a educação das tribos Yanomami.
Além de todo o material de apoio, os professores recebem semanalmente boletins que os mantêm informados sobre tudo o que acontece na rede. "A rede permite uma troca rica. Por isso, temos que tratar da arte para que se possa formar leitores visuais", comenta a coordenadora de comunicação e marketing, Mônica Kondziolková.
Foi criado o prêmio Arte na Escola Cidadã que têm o objetivo de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos desenvolvidos no país. Para isso, todos os anos são premiados os melhores projetos de artes visuais, música, dança e teatro, criado pelos professores de duas categorias: "Educação Infantil e 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental" e "5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio". A proposta é divulgar e reconhecer os trabalhos realizados durante o ano.
"Ainda há muito o que se fazer pela arte no Brasil. Mas o nosso ideal é formar professores reflexivos, pesquisador que possa qualificar o ensino da arte por todos os lugares do país", diz Kondziolková.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=61cdbd850af47010012412e7462274e8

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader