Grupo vai seqüenciar genoma do vírus da gripe |
|
|
Publicado pelo site da Folha Online 22/11/2004 |
Um consórcio de instituições científicas norte-americanas vai tentar seqüenciar os genes do vírus da gripe, informação que poderá ser essencial para travar a propagação da doença e produzir vacinas mais eficazes.
De acordo com o site espanhol Elmundosalud.com, a iniciativa será encabeçada pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.
Os resultados do projeto, semelhante ao que conseguiu desvendar por completo o genoma humano há alguns anos, vão ajudar a compreender melhor os mecanismos através dos quais estes vírus se transmitem e desencadeiam a gripe, assim como as suas vias evolutivas.
Grande parte das instituições que participam no projeto é norte-americana, como o Centro Nacional para a Informação Biotecnológica, a Biblioteca Nacional de Medicina, os Centros para a Prevenção e Controle de Doenças, o Instituto de Patologia das Forças Armadas, o Instituto de Investigação em Genômica e alguns hospitais.
Mutação
O objetivo final é conseguir o mapa genético completo do vírus da gripe. A dificuldade está na grande quantidade de vírus distintos com capacidade para originar esta epidemia, sobretudo agora que os vírus da gripe das aves foram adicionados ao já grande número conhecido de estirpes virais.
A este problema acrescenta-se a facilidade de mutação, ou seja, o mapa que se pretende traçar deverá ser renovado de forma contínua à medida que o material genético viral se for modificando.
Esta informação é vital para poder fazer frente às epidemias de cada temporada de inverno.
Aos pesquisadores coloca-se uma tarefa difícil, já que existem alguns centros que contam no seu espólio com mais de 12 mil tipos distintos de vírus que foram isolados ao longo de anos e que estão à espera de ser investigados.
Apesar dos avanços contra a gripe, só nos Estados Unidos todos os anos cerca de 200 mil pessoas são internadas por causa de vírus e o número de mortes chega a 36 mil.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12671.shtml
Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|