USP planeja graduação via internet em 2005 |
|
|
Publicado pelo UOL Educação 26/11/2004 |
A USP (Universidade de São Paulo) planeja lançar em 2005 o vestibular para seu primeiro curso de graduação a distância via internet. O projeto, ainda em fase de estudos, tem definido apenas o curso de licenciatura em ciências, carreira inexistente na graduação regular da USP. A universidade espera concluir o projeto nos próximos dois meses para submetê-lo ao Ministério da Educação no primeiro semestre de 2005.
A instituição ainda definiu o método de seleção nem o número de vagas que serão abertas. Segundo o presidente da comissão responsável pelo projeto, Carlos Alberto Dantas, está sendo desenvolvido um programa de computador, patrocinado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), para executar o curso a distância.
Dantas diz que a escolha do curso teve como objetivo formar professores de ensino fundamental com uma visão mais completa da área. "Atualmente, os professores dessa disciplina são formados em biologia, química ou física."
A USP já ministrou um curso de pós-graduação "lato sensu" via interne e já conseguiu autorização do MEC para abrir outros.
Fila
Há no MEC cerca de 150 cursos aguardando aprovação. Já foram reconhecidos 34 cursos de graduação, 42 de pós-graduação e oito seqüenciais.
O primeiro censo feito no país sobre o tema, encomendado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e divulgado ano passado, apontou que 84.713 pessoas cursavam o ensino superior por meios virtuais em 2001 -99% estavam em universidades públicas.
Para o presidente da Abed (Associação Brasileira de Ensino à Distância), Frederic Michael Litto, o ensino não-presencial é a única ferramenta capaz de reverter o baixo acesso ao ensino superior. "Não há dinheiro suficiente para construir novos campi."
Segundo o presidente da Abed, na Argentina e no Chile, esse índice é de 30%, nos EUA, de 50%, e no Canadá, de 60%.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u3491.jhtm
UOL Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|