> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Crianças de rua querem trabalho e educação


Publicado pela Agência PontoEDU 26/11/2004

Trabalhar é um dos grandes desejos das 2.807 crianças e jovens em situação de rua entrevistados pelo 5º Levantamento sobre o Uso de Álcool e Drogas entre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua.
Quando questionados sobre o que a expectativa, 43,4% responderam que era trabalhar e 26,6% responderam que querem estudar. A maioria se interessa também por coisas normais de crianças e adolescentes como esporte (46,1%), brincadeiras (41,5%), estudar, ler e escrever (39,3%).
Apesar disso, a droga está presente na vida desses meninos e meninas. A maioria, 31% disse que consumiu algum tipo de droga ilegal ou obtida clandestinamente após a situação de rua para acompanhar um amigo (29,4%) ou curiosidade (29,2%). A primeira droga utilizada por 27,1% foi o solvente, seguida pela maconha, 20,4% e cocaína e derivados, 2%.
A pesquisadora Ana Regina Noto destacou a importância de políticas públicas integradas que garantam, por exemplo, a estabilidade de instituições de assistência, capacitação dos profissionais e que o serviço de saúde receba esse jovem. "O encaminhamento deve ser feito rápido e hoje esse processo ainda é lento e prejudica a recuperação de drogas. Os educadores dizem que têm dificuldade de encaminhar casos", afirmou.
Ela chamou a atenção para que o levantamento ajude na elaboração de políticas públicas para esses jovens. "Cada número representa uma história, de uma criança ou adolescente, que está inserido em um contexto do qual fazemos parte", disse.
A pesquisa foi realizada no segundo semestre do ano passado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e financiada pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).

http://www.pontoedu.com.br/

Agência PontoEDU

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader