Rede fortalece diversidade cultural na escola |
|
|
Publicado pelo site Aprendiz 26/11/2004 |
(Grasiela Cardoso)
Mesmo com a riqueza de diferentes tipos de culturas existentes no Brasil, ainda há muito o que ser feito para inserir essa diversidade na escola. Pensando nisso, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em parceria com o Conscre (Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras), lançou a "Rede da Educação para Diversidade".
A proposta é mostrar a importância de conhecer e respeitar as diferentes raízes pela diversidade cultural. "Somos um país rico, mas dentro dele há um grande risco de desenraizamento. As pessoas acham que para serem aceitas pela sociedade é preciso romper os laços de sua própria cultura", acha a secretária da Cultura do Estado de São Paulo, Claúdia Constim.
A Rede da Educação para Diversidade distribuirá um milhão de exemplares de apostilas nas escolas públicas do estado de São Paulo. O material vai focar a importância não só de conhecer mas também se orgulhar das origens raciais, sociais e religiosas.
A secretária explica que o educador pode trabalhar com as questões da diversidade e da inclusão dentro da escola, juntamente com os pais e os próprios alunos. "É preciso trabalhar maciçamente com o educador, para que ele consiga realizar esse trabalho com as famílias. Fazendo isso, as redes comunitárias da sociedade serão fortalecidas", acredita.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=71578f0d0af4701001ba0f3658e70dee
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|