> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Universidades vão garantir acessibilidade a PPDs


Publicado pelo site da Folha Online 29/11/2004

A Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) instituiu uma comissão especial para garantir o acesso e a permanência de pessoas portadoras de deficiência no ensino superior. A comissão será presidida pelo diretor do Depes (Departamento de Política da Educação Superior), Godofredo de Oliveira Neto, e coordenada por Fabiana Gorenstein. A primeira reunião está marcada para o dia 10 de dezembro.

O grupo de trabalho pretende levantar dados sobre a presença de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior, identificar as áreas problemáticas e os limites e desafios do setor. O objetivo é fornecer subsídios para a elaboração de propostas de políticas públicas que garantam o acesso e a permanência dos portadores de deficiência no ensino superior.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 10% da população mundial têm algum tipo de deficiência. No Brasil, esse percentual sobe para 14%. "Nosso país tem a quinta melhor legislação do mundo para pessoas com deficiência. No entanto, pouca coisa é oferecida. Queremos garantir oportunidades a essas pessoas que têm tanta capacidade quanto as não portadoras de deficiência", esclarece Fabiana Gorenstein.

A comissão é formada por um representante de cada um dos departamentos da SESu e por professores das universidades federais da Paraíba, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A comissão terá um prazo de 90 dias para finalizar os trabalhos e apresentar a proposta, que deverá orientar as atividades da SESu.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u16590.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader