> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Histórias de vidas modificadas pelo ECA


Publicado pelo site Aprendiz 02/12/2004

(Cássia Gisele Ribeiro)
Um concurso, lançado pelo portal RISolidária e pela Fundação Telefônica, irá identificar e publicar histórias de vidas que foram modificadas por conta do Estatuto da Criança e do Adolescente. Trata-se do "Concurso Causos do Eca", criado em parceria com a Andi, que irá selecionar as melhores histórias e publicá-las em um livro.
O concurso receberá inscrições com histórias verídicas de pessoas que viveram ou presenciaram casos que envolveram a aplicação das diretrizes do Estatuto. "O concurso foi inspirado na seção ´Causos do ECA´, disponível no portal RISolidária, que publica o mesmo tipo de casos, porém, narrados por jornalistas parceiros", afirma Gabriela Bihetti, coordenadora de projetos da Fundação Telefônica.
Segundo ela, a idéia surgiu durante a criação do portal, quando a equipe descobriu que havia uma série de histórias interessantes que mostravam o quanto o Estatuto é fundamental na vida das crianças e adolescentes do país.
Um dos primeiros casos narrados no site conta a saga de uma mãe, que estava com a pequena filha internada e foi impedida de permanecer com a garota no hospital. A mãe consultou o ECA para saber se alguma lei determinava a proibição, e descobriu que toda criança tem o direito de ser protegida por um adulto em períodos de enfermidades e internações. Esse foi o argumento que utilizou para que o hospital permitisse que ela passasse o tempo junto com a filha.
"A partir daí, decidimos criar uma seção especial onde publicaríamos uma história por mês. Elas seriam redigidas em forma de conto por jornalistas, para que ficassem mais agradáveis de serem lidas", conta a coordenadora. "No entanto, esse ano surgiu a idéia de criar um concurso, para que as histórias que estivessem escondidas pudessem ser mostradas ao público e que, este público percebesse a importância dos direitos na vida das pessoas", afirma.
As inscrições para o Concurso Causos do ECA já estão abertas, e irão até o dia 25 de março de 2005. Os participantes devem preencher o formulário de inscrição que está disponível no portal RISolidária e disponibilizar o causo, que deverá estar redigido em forma de prosa e ter entre 2.800 e 6 mil caracteres.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=961237dd0af47010003831189ba4afc9

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader