Estudo aponta valor pedagógico do jogo infantil |
|
|
Publicado pela Agência PontoEDU 09/12/2004 |
Muito mais do que proporcionar diversão e passatempo, os jogos infantis como pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, entre outros menos conhecidos, podem ser utilizados para ajudar a desenvolver, nas crianças, a linguagem, a motricidade, a socialização, a concentração e a memória.
Quem garante é José Milton de Lima, docente do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP, campus de Presidente Prudente (SP).
Lima coordena, desde 2002, um grupo de pesquisa e projetos de extensão que visa incentivar e ampliar a utilização de jogos e brincadeiras infantis por profissionais de educação nas escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. "Há ainda uma lacuna no processo de formação dos licenciados de Educação Física para esta fase da vida escolar das crianças", observa.
Segundo o docente, as brincadeiras de criança, apagadas pelo tempo e pela antecipação da escolarização na Educação Infantil, são hoje muitas vezes tratadas apenas como atividades secundárias e prescindíveis. "Sabemos que elas podem ser algo muito mais sério", ressalta Lima.
http://www.pontoedu.com.br/
Agência PontoEDU
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|