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Capacitação de gestores traz bons resultados


Publicado pelo site Aprendiz 16/12/2004

(Cassia Gisele Ribeiro)
Tão importante quanto aplicar um projeto de transformação social, é avaliar o verdadeiro impacto que a ação teve dentro de sua comunidade. Esse foi o objetivo da pesquisa "Qualidade de ensino: um sonho possível", que avaliou e aprovou o desempenho dos alunos de escolas de São Paulo e Santa Catarina, depois de seus diretores participarem de um programa inovador de gestão escolar.
Trata-se do programa Gestão para o Sucesso Escolar, um curso de formação em serviço para diretores de escolas públicas, que teve a duração de um ano e atendeu cerca de 189 pessoas. "Tivemos apenas uma desistência durante todo o ano", afirma Ilona Decskeházy, diretora executiva da Fundação Lemann.
"É possível obter impacto positivo no desempenho dos alunos a partir de um trabalho desenvolvido com o gestor da escola", afirma o texto de conclusão da pesquisa. E os dados mostram que, em apenas um ano de aplicação, os resultados foram mesmo significativos.
Nos dois estados participantes, a média geral dos alunos da 4ª série saltou de 24,2% para 28,55%. "Nas oitavas séries, onde o trabalho para a melhoria do desempenho dos alunos enfrenta dificuldades bem mais complexas, as médias evoluíram em 9%", mostra o estudo.
Os gráficos mostram ainda que o número de alunos com notas de um 1 a 7 (considerando uma pontuação que vai de 0 a 40) é de 0%. Ou seja, o número de alunos com esse percentual foi praticamente extinto nas escolas trabalhadas. Além do aumento das médias, outro indicador que se destacou foi a distribuição das notas dos alunos, que melhorou bastante. As melhores notas passam a não estarem presentes somente em algumas disciplinas, mas se distribuem.
"O grande diferencial desse projeto, é que ele trabalhou a participação ativa do diretor no cotidiano do aluno", afirma Rose Neubauer, diretora-presidente do Instituto Protagonistes, que acompanhou as aulas presenciais. "E nossos gestores nos surpreenderam, pois conseguiram mostrar que é possível aliar teoria e prática, o que ainda é um grande desafio para os educadores".

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=ddb54d870af4701001d439fe94775777

Aprendiz

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