Grupo avalia reinvindicações de professores |
|
|
Publicado pela Agência PontoEDU 20/12/2004 |
Já está em atividade o grupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação para apresentar propostas de aperfeiçoamento das questões que ficaram pendentes nas reivindicações salariais dos professores das universidades públicas federais.
Dentre elas estão a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas e o novo sistema de avaliação, que deve substituir a Gratificação de Estímulo à Docência (GED). O grupo tem prazo de 150 dias para apresentar o relatório final.
Em agosto deste ano, após 12 rodadas de negociação na mesa setorial coordenada pelo MEC, o governo federal concedeu aumento, retroativo a maio de 2004, entre 10% e 34,9%. A média do reajuste da categoria foi de 18%, acima da inflação de 2003, que chegou 9%. A medida provisória que concedeu o reajuste foi aprovada no Senado Federal na terça-feira, dia 14. A lei determina que a GED será paga de acordo com pontuação baseada nos cursos de pós-graduação, além do número de horas de trabalho de cada professor.
"A lei concede a todos um percentual acima da inflação, diminui a diferença entre ativos e aposentados e suspende o caráter de produtividade da gratificação", afirmou o ministro da Educação, Tarso Genro. O projeto já foi enviado à sanção presidencial. Em 180 dias, o governo deve definir as novas formas e fatores de avaliação do desempenho dos professores.
O subsecretário de assuntos administrativos do MEC, Sylvio Petrus, salientou que o fim da GED é um anseio da categoria e, na realidade, está inserido no processo de reforma universitária. (MEC)
http://www.monitorambiental.com.br/monitor/noticia.php?
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|