Internet reorganiza Babel do conhecimento |
|
|
Publicado pelo AOL 20/12/2004 |
Versões integrais de livros disponíveis online fazem da Internet uma grande biblioteca mundial, agora com certificado de origem e credibilidade
Reportagem do jornal The New York Times anunciou no último domingo, 19, que a busca pelo conhecimento, que vem desde o Gênesis da Bíblia, chegou ao Google. A matéria refere-se à intenção de o site de buscas californiano digitalizar cerca de 15 milhões de obras provenientes de bibliotecas de diversas universidades. Num custo calculado entre 150 e 200 milhões de dólares, a empreitada pode levar até dez anos. O site mais utilizado da internet firmou um acordo para escanear e divulgar as obras das universidades americanas de Harvard, 8 milhões de volumes de Stanford, 7 milhões da Universidade de Michigan, alguns documentos da Biblioteca de Nova York e obras anteriores a 1900 da universidade britânica de Oxford.
"A missão do Google é organizar a informação mundial, e nós estamos lisonjeados em poder trabalhar com as bibliotecas a fim de cumprir esta missão", declarou Larry Page, um dos fundadores do Google ao jornal francês Le Monde.
A iniciativa do Google soma-se a uma série de iniciativas de colocar livros online, gratuitamente, na Web. Um dos mais antigos é o projeto da Biblioteca Pública da Internet (Internet Public Library), que pode ser acessado no endereço www.ipl.org. A partir da página inicial, o internauta escolhe a categoria de assunto que mais lhe interessa – de jornais, a obras de referência e literatura. Do britânico Shakespeare pode-se conferir sua obra completa (em www.ipl.org/div/shakespeare/). A coleção de Shakespeare está dividida em dramas, comédias, poesia e romances, dispostos em prateleiras virtuais, como numa bilblioteca. Basta clicar sobre o volume desejado e ler o texto (em inglês) na íntegra. A IPL conta até com “bibliotecários virtuais”, disponíveis em tempo real para auxiliar em eventuais dificuldades de busca.
Biblioteca online por aqui
O Brasil não fica atrás em matéria de textos gratuitos na Internet. O MEC lançou recentemente o site Domínio Público, com um acervo inicial de mil obras online – todas de domínio público ou com autorização dos direitos autorais. Em 2005, o Ministério receberá R$ 5 milhões para ampliar parcerias com a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de Santa Catarina, a Biblioteca Nacional, a eBooksBrasil, o Projeto Gutenberg e a Phoenix-Library. O site centraliza não só um amplo acervo de texto, mas de vídeo, áudio e imagens.
Na área acadêmica, o portal Universia Brasil reúne o material de pesquisa de várias universidades brasileiras, além de destaques de estudos acadêmicos americanos. O sistema permite que se façam buscas de teses já publicadas e de publicações de universidades como a Unicamp, UFMG, UnB e USP.
Direitos autorais
É bom lembrar que em todos os sites os direitos autorais serão respeitados, sendo publicadas em versão integral apenas obras de domínio público. Caso contrário, estarão disponíveis apenas trechos da publicação. Alguns acervos oferecerão a possibilidade de se pagar uma taxa para se obter a obra completa. É o caso do acordo firmado entre a Unesco e a USP para que estudantes e docentes da universidade tenham acesso, a partir de março de 2005, a 400 mil obras do acervo virtual de 200 editoras, como Harvard University Press, Cambridge e McGraw-Hill. Os usuários receberão senhas e poderão imprimir uma parte do texto acessado. O texto integral poderá ser impresso mediante pagamento de US$ 3 por livro.
http://educacao.aol.com.br/fornecedores/aol/2004/12/20/0001.adp
AOL
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|