> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Árvores de SP catalogadas em banco de dados


Publicado pela Folha Online 21/12/2004

Um banco de dados reunirá todas as espécies de árvores nativas de São Paulo e o registro exato de onde elas estão presentes. O projeto "Atlas Eletrônico Arbóreo", já em execução, deve ser concluído em dois anos.

Com base nessas informações, será possível desenvolver políticas públicas para a recuperação de áreas degradadas e reflorestamento com espécies corretas para cada região.

Essa parte de análise e execução de projetos envolve pesquisadores do Instituto de Botânica , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP), empresas brasileiras e multinacionais, além de prefeituras paulistas. O Atlas está sendo desenvolvido em parceria pelo Instituto de Botânica e empresa de tecnologia Atech.

Na primeira fase do projeto, os especialistas reunirão em um banco de dados informações das entidades e pesquisadores envolvidos. "Precisamos entender as diferentes demandas entre os pesquisadores que desenvolvem o projeto e os usuários que o utilizarão no futuro", diz o coordenador do projeto na Atech, Walter Nogueira Pizzo.

Em um segundo momento, serão feitas análises científicas e monitoramento das áreas replantadas. Um dos objetivos do projeto é identificar o maior número possível das espécies de árvores nativas da região, registrá-las em catálogo, fazer a coleta de sementes e a produção de mudas nos viveiros estaduais.

No futuro, a produção destas mudas poderá trazer resultados para a economia. "Poderemos, além de cuidar da preservação das espécies, abrir novas frentes de trabalho com a produção e comercialização das mudas", afirma a pesquisadora e vice-diretora geral do Instituto de Botânica, Adriana Potomati.

Hoje há 589 espécies nativas do Estado catalogadas. A expectativa é que o Atlas registre aproximadamente 3.000 espécies de árvores na região.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12768.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader