Educação recebe para formação de professores |
|
|
Publicado pela Agência PontoEDU 29/12/2004 |
Em 2005, o Ministério da Educação investirá R$ 470 milhões na formação de professores do ensino médio e na complementação salarial desses profissionais nos estados em que a remuneração é muito baixa.
O recurso está sendo chamado pelo ministro da Educação, Tarso Genro, de "Fundebinho", que é um primeiro passo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que substituirá o Fundef, destinado só ao ensino fundamental.
O Fundeb financiará a educação básica em todos os níveis, desde a educação infantil até o ensino médio. A expectativa é que com a implementação desse fundo sejam criadas melhores condições de trabalho para os professores, além da universalização da qualidade do ensino.
Tarso Genro lembra que parte da verba do "Fundebinho" também será destinada para os cursos noturnos de nível médio, nos quais os alunos necessitem de complementação alimentar.
A distribuição da verba do "Fundebinho" entre as regiões que serão atendidas nessa "fase experimental" será discutida entre o MEC e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) em janeiro.
O ministro ressaltou que o ensino médio é o principal foco das ações do Ministério da Educação para 2005. "É o ano da qualidade do ensino na educação básica e com foco no ensino médio, que é a base para um bom desempenho, futuramente, no ensino superior".
http://www.monitorambiental.com.br/monitor/noticia.php?monitor=pontoedu&object=noticia&acao=visualizar&id=33224
Agência PontoEDU
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|