Cine Olido realiza mostra inspirada em cidades |
|
|
Publicado pelo Folha Online 03/01/2005 |
O mundo --ou uma parte dele-- vai desfilar pela tela do Cine Olido durante os próximos dois meses. É a mostra Olhares sobre as Cidades, que, de amanhã a 27 de fevereiro, traz a São Paulo produções notáveis de cineastas que, em algum ponto de sua carreira, voltaram suas lentes para as cidades que amaram e/ou odiaram.
Dividida em cinco módulos, livremente inspirados no livro "As Cidades Invisíveis", de Ítalo Calvino, a mostra reúne trabalhos de diretores como o espanhol Pedro Almodóvar ("Labirinto de Paixões"), o italiano Luchino Visconti ("Morte em Veneza"), o polonês Krzysztof Kieslowski ("Não Matarás") e o mexicano Alejandro Iñárritu ("Amores Brutos").
Sob o ponto de vista dos cineastas, pode-se ver Buenos Aires retratada pelo chinês Wong Kar-wai ("Felizes Juntos"); Lisboa, pelos olhos do alemão Wim Wenders ("Céu de Lisboa"); passar uma noite em Belgrado com o iugoslavo Goran Paskaljevic ("Barril de Pólvora"); ou ainda acompanhar os imigrantes paraguaios em São Paulo com Aloysio Raulino ("Noites Paraguaias").
Do Brasil, há ainda "Amarelo Manga", do diretor pernambucano Cláudio Assis, além do premiado documentário "Ônibus 174", de José Padilha, que retrata os momentos tensos de um seqüestro no Rio de Janeiro.
Além de integrar a programação da mostra Olhares sobre a Cidade, o Brasil será o centro das atenções, sempre às quintas-feiras, a partir de 13/1, da Sessão Documentários. Serão exibidos quatro filmes que retratam quatro metrópoles brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Com direção de Daniel Augusto, os documentários trazem depoimentos de Arnaldo Antunes e Arrigo Barnabé (São Paulo), Fausto Fawcett e Jards Macalé (Rio de Janeiro), Antonio Risério e Caetano Veloso (Salvador) e Antonio Nóbrega e Fred Zero Quatro (Recife), entre outros.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u48698.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|