> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
MEC prorroga até dia 5 inscrição no Prouni


Publicado pelo UOL/Educação 03/01/2005

Foram prorrogadas até o dia 5 de janeiro as inscrições para a segunda fase do Prouni (Programa Universidade para Todos). As adesões devem ser feitas pelo site. O resultado será divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) no próximo dia 10.

Os estudantes concorrem às 47.434 vagas remanescentes para 1.135 instituições filantrópicas e particulares de todos os Estados e do Distrito Federal.

Para as duas fases do processo seletivo, o Prouni disponibilizou 118.078 bolsas, parte integral e parte com descontos de 50%. O total de candidatos selecionados na primeira etapa foi de 64.982 estudantes. Os portadores de necessidades especiais pré-selecionados foram 759. Também foram pré-selecionados 20.967 candidatos negros ou indígenas, 569 professores e 2.984 bolsistas de escolas privadas.

Podem concorrer às vagas remanescentes os estudantes que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2002, 2003 ou 2004. Aqueles que não foram pré-selecionados na primeira fase poderão acessar sua ficha de inscrição na página eletrônica do Prouni e refazer as opções entre os cursos e habilitações disponíveis.

Além de ter feito o Enem, o aluno deve comprovar renda per capita de até um salário mínimo e meio por mês, R$ 390, em valores de hoje, para concorrer à bolsa integral, e de até três salários mínimos, R$ 780, para a bolsa parcial.

O candidato também precisa obedecer a um destes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; ter cursado o ensino médio em instituição privada na condição de bolsista; ser portador de necessidade especial; atuar como professor da rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério, e integrar o quadro permanente da instituição.

Os professores podem se candidatar a uma bolsa em curso de licenciatura ou de pedagogia sem precisar comprovar renda.

A coordenação do programa alerta aos candidatos para não deixarem para realizar a inscrição na última hora, para evitar congestionamentos no sistema e a impossibilidade de se inscrever -o que ocorreu na primeira fase.

O candidato poderá obter mais informações pelo serviço telefônico gratuito do MEC 0800-616161

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u3543.jhtm

UOL Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader