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Publicado pelo Universia Brasil 03/01/2005 |
A chegada da TV com possiblidades de interação imediata com o conteúdo pode mudar a educação
(Renata Aquino)
Chegar em casa, colocar os pés para cima no sofá, pegar o controle e ligar a televisão. O sonho cotidiano de muitos brasileiros é a nova oportunidade para os educadores. A TV digital chega aos poucos ao cotidiano do brasileiro e traz novas perspectivas para o ensino.
A TV digital está próxima de ser realidade no Brasil com a idéia de escolha de padrão próprio pelo governo. Qualquer que seja o futuro, a expectativa é que o governo reforce o apoio ao padrão encorajando os fabricantes a prepararem aparelhos de TVs compatíveis até o final da década.
As operadoras de TV a cabo, por sua vez, não dependem da escolha do padrão para os canais abertos. Assim, algumas já passaram a oferecer suas opções para o público brasileiro. A DirecTV, por exemplo, tem um serviço de envio de e-mails. A Sky investiu no Sky+, sistema de gravação digital de programas de TV que permite que o usuário armazene horas e horas de programação criando um perfil com os programas que gosta.
Toda a tecnologia da TV digital ainda não está, no entanto, presente nas escolas brasileiras. No caso da TV, no entanto, a preocupação em preparar os educadores é compreensível. A TV é um dos principais recursos utilizados em educação a distância, dada a popularidade de produtos como o Telecurso 2º Grau. A TV interativa, estágio da TV digital que permite interagir com o conteúdo na TV, trará acesso a web e a conteúdo específico para televisão. Centros de pesquisa em todo o Brasil já se preocupam, portanto, com a utilização da novidade.
"É muito importante falar de TV digital agora no Brasil com o governo eletrônico e as metas de educação, há um contexto diferente de outros países onde não há tanta a necessidade de se preocupar com a TV digital por conta da existência de um computador na maioria das casas, o panorama brasileiro é bem diferente", conta Thaís Waisman, do Laboratório de TV Interativa da Escola do Futuro.
"O Brasil tem uma grande tradição de educação pela TV, com projetos como o Minerva, as telesalas do Telecurso e muito mais", completa Waisman, doutoranda da Faculdade de Educação da USP. Waisman lembra, no entanto, que é preciso diferenciar os tipos de TV digital e suas finalidades. "É interessante ter um canal de retorno, mesmo a TV analógica pode ter interatividade com linhas telefônicas, e-mail ou sites disponíveis".
"É fundamental que as novas tecnologias sejam colocadas no contexto da educação", afirma Sérgio Amaral, professor da Faculdade de Educação da Unicamp. "Hoje já é produzido conteúdo digital nas emissoras, a TV digital vai ser uma realidade, depende agora de políticas de implantação em escolas e comunidades".
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http://www.universiabrasil.net/ead/materia.jsp?id=6009
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