> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Primeira reunião G3 da Educação será no Brasil


Publicado pelo Folha Online 03/01/2005

O ministro da Educação, Tarso Genro, convidou os ministros da Educação da Índia e da África da Sul para a Primeira Reunião do G3 da Educação. O debate será realizado nos dias 29 e 30 de março de 2005 no Brasil.

Entre os temas da agenda da reunião estão a cooperação nas áreas da educação a distância, com ênfase em tecnologia da informação, educação profissional e de jovens e adultos, além da pós-graduação.

O G3 é um bloco integrado por três países de economias ascendentes, territórios extensos e grandes populações. À época de sua formação, no final de 2003, foram previstos ainda acordos na área de ciência e tecnologia, medicina, ambiente e cultura. O objetivo futuro é discutir a adesão da China e da Rússia.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u16804.shtml
Educação

Programa seleciona professores para Timor Leste
Publicado pela Folha Online 03/01/2005

Brasileiros graduados, de preferência com prática em magistério, podem inscrever-se, até 20 de janeiro de 2005, no Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste. São 50 vagas. O prazo de duração do contrato é de 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período. A bolsa mensal é de US$ 1,1 mil.

O programa foi instituído pelo Decreto nº 222, de 19 de novembro de 2004, com o objetivo de fortalecer a cooperação técnica na área educacional entre o Brasil e o Timor-Leste, país da parte oriental da Ilha de Timor, localizada entre a Indonésia e a Austrália. Os profissionais brasileiros vão desenvolver pesquisas e trabalhar na qualificação de professores nos diversos níveis educacionais.

A seleção dos candidatos será feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), conforme o edital. Os candidatos devem encaminhar até 20 de janeiro, por correio eletrônico, currículo e carta dirigida à Capes solicitando a candidatura. É necessário ser graduado, ter nacionalidade brasileira e experiência como docente.

A Capes aceita inscrições nas diversas áreas de conhecimento, mas dará prioridade às áreas de letras (língua portuguesa), matemática, biologia, física, química, educação e administração. Além da bolsa de US$ 1,1 mil, o selecionado receberá seguro-saúde, auxílio-instalação, transporte aéreo entre os dois países e treinamento.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u16802.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader