> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Azeite reduz risco de câncer de mama


Publicado pelo site Folha Online 10/01/2005

Pesquisadores em Chicago afirmam que descobriram por que uma dieta rica em azeite de oliva, tradicional nos países mediterrâneos, parece reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de mama.

Segundo eles, a chave é um ingrediente presente no azeite chamado ácido oleico.

Os testes de laboratório da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, feitos com células cancerosas da mama mostraram que o ácido reduz drasticamente a ação de um gene que, acredita-se, causa a doença.

Organizações beneficentes na área do câncer disseram que o estudo, publicado na revista \"Annals of Oncology\", é interessante, mas \"são necessárias mais pesquisas\".

Gene

Os pesquisadores descobriram que o ácido oleico reduz a ação de um gene chamado Her-2/neu, que aparece em altas concentrações em mais de 20% dos pacientes com câncer de mama e é associado com tumores muito agressivos.

O ácido oleico não apenas suprimiu a atividade do gene, mas também estimulou a eficácia do medicamento contra câncer de mama chamado herceptina, que ajudou a prolongar a vida de muitos pacientes.

Javier Menendez, que liderou a pesquisa, disse que a descoberta confirma estudos que mostram que a dieta mediterrânea dá uma proteção significativa contra o câncer, doenças cardíacas e envelhecimento.

Menendez afirmou que pode ser possível adiar ou impedir a ocorrência de resistência à herceptina em pacientes de câncer de mama portadores de altos níveis do gene ao incluir o azeite de oliva em sua dieta.

Ele destacou, contudo, que os resultados de laboratório nem sempre se transformam em medidas clínicas práticas.

Tim Key, vice-diretor da unidade de epidemiologia da Pesquisa do Câncer da Grã-Bretanha, disse que os únicos fatores estabelecidos relacionados à dieta que levam a um aumento de risco de câncer de mama são a obesidade e o consumo de bebidas alcoólicas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u38609.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader