Alunos com necessidades especiais aumenta |
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Publicado pelo site Agência PontoEDU 10/01/2005 |
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) divulgou no final do mês de dezembro, os resultados finais do Censo Escolar 2004. O levantamento é realizado anualmente pelo Inep, em parceria com as secretarias estaduais de Educação.
O Censo Escolar serve de subsídio para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef/MEC).
O número de alunos com necessidades educacionais especiais que freqüentam classes comuns no ensino regular das redes de ensino pública e privada cresceu de 144.141, em 2003, para 184.716, em 2004, o que representa um aumento de 28,1%. Na rede pública, esse número passou de 136.186 alunos, em 2003, para 176.200, em 2004, um crescimento de 29,4%. Na rede particular, o aumento foi de 7,1%, com 7.955 alunos, em 2003, para 8.516, este ano.
Para Ana Maria Barbosa, supervisora de comunicação da Rede SACI, apesar do significativo crescimento, o número ainda está longe de atender aos 24,5 milhões de pessoas com deficiência no Brasil (Censo 2000 - IBGE). Além disso, a demanda que está na escola, pode não estar sendo atendida adequadamente. "A estrutura do sistema ainda é extremamente falha, e os professores não estão devidamente qualificados para tal".
Segundo a Resolução 95 de 21/11/2000 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o aluno portador de deficiência deve ser matriculado na rede regular de ensino, em classes comuns com apoio de serviços especializados organizados na própria escola ou em centros de apoio regionais
http://www.monitorambiental.com.br/monitor/noticia.php?monitor=pontoedu&object=noticia&acao=visualizar&id=34046
Agência PontoEDU
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