> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Internos da Febem produzem vídeos


Publicado pelo site Aprendiz 10/01/2005

(Ana Paula Fonseca)
Com a finalidade de interferir no processo de ressocialização dos jovens internos da Febem de Itaquaquecetuba, interior de São Paulo, foi lançada a mostra de oito filmes produzidos pelos detentos. É o projeto "Ligue Vídeo", que visa gerar mudanças no comportamento dos adolescentes e também nos funcionários através de oficinas de criação de vídeos.
Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Heloisa Margarido, a mostra tem como objetivo oferecer a possibilidade de os jovens se expressarem numa linguagem dinâmica, através da criação e produção de roteiros descrevendo a realidade do dia-a-dia da Febem e suas experiências de vida.
Para realizar a mostra, 33 internos produziram, de maio à outubro de 2004, roteiros de vídeos, storyboard, pré-produção, filmagem e edição reunidas na mostra.
No total foram feitos oito vídeos, como os temas de "Se tu lutas, tu conquistas"; "Depoimentos com internos da Febem"; Nem tudo é o que parece, mas a dança prevalece"; "Sós ou sem ninguém"; "Um jovem relembra seu passado"; "A transformação de uma identidade" e "Não julgue para não ser julgado".
Para produzir os vídeos, os internos contaram com a colaboração dos arte-educadores das oficinas de capoeira, teatro, dança e fotografia da unidade de Itaquaquecetuba. No final do projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil doou para os internos três câmaras de vídeo semi-profissionais, tripé, microfone e claquete.
Segundo a coordenadora, ainda não se sabe se o programa terá continuação este ano. "A idéia é que o projeto tenha continuidade para que os jovens tenham mais acesso à esse meio de comunicação e possam expressar seus pensamentos", disse ela.
"Seria interessante que as empresas e pessoas se preocupassem com a formação desses jovens e não só com a capacitação profissional, mas que tenham oportunidade de conhecer assuntos ligados à cultura e também de produzir material cultural", acrescentou.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=5e57a02f0af470100148f8c81cfba30d

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader