UnB - cursos de pós a distância para professores

Publicado pelo site Folha Online 11/01/2005

(Camila Marques)
Tornar mais dinâmico e interessante o ensino de disciplinas como história, geografia, matemática e português por meio do uso da arte. Esse é o objetivo do Instituto de Artes da UnB (Universidade de Brasília) com o curso de especialização Arteduca - Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas, oferecido a professores por meio da educação a distância (EAD).

As aulas pretendem treinar professores de diversas áreas a associarem conhecimentos de artes com as disciplinas ministradas. E pelo método da EAD, não é necessário sair de casa para freqüentar o curso.

O conteúdo é disponibilizadas em um sistema virtual (internet), no qual os estudantes participam de fóruns de discussão e realizam trabalhos individuais e em grupos. Um grupo de tutores participa das conversas tirando dúvidas, orientando as turmas e promovendo o intercâmbio de informações e materiais de consulta.

A especialização começa dia 21 de fevereiro e tem a duração de 10 meses. O cronograma é divulgado no início dos estudos e tem a definição dos assuntos tratados divididos em semanas. Não há horário fixo para a participação nas discussões, mas os temas semanais devem ser seguidos. Os dois últimos meses são destinados à elaboração de monografia, que deve ser apresentada em aula presencial, a única do programa --além dos dias de provas, segundo norma do MEC (Ministério da Educação).

As inscrições vão até 14 de fevereiro e podem ser feitas pelo e-mail arteduca@unb.br, por meio do envio do currículo. São 300 vagas para profissionais graduados em qualquer área do conhecimento. O valor do curso é de R$ 1.900 e pode ser pago em dez parcelas de R$ 158,34.

Idéia

A especialização surgiu da dissertação de mestrado da professora Sheila Campello, organizadora do curso. "A proposta é criar projetos de ensino interdisciplinares com maior valorização da arte nas salas de aula", afirma Sheila. Para garantir a associação da arte com outras matérias, Sheila aposta na participação de professores de várias áreas.

Este é o primeiro programa de pós-graduação a distância desenvolvido pelo instituto. O sistema foi testado no curso de treinamento dos 36 tutores da entidade, dos quais dez trabalharão na primeira turma do Arteduca. Professores da UnB acompanharão o andamento das aulas.

Mais informações no site www.arte.unb.br/arteduca/ ou pelo telefone 0/xx/61/307 2879.

Folha Online