Escola da Família comemora redução de violência |
|
|
Publicado pelo site Agência PontoEDU 12/01/2005 |
Nem cerca elétrica, nem segurança de plantão, nem cães de guarda. Foi o Programa Escola da Família que ajudou a derrubar em 16% as ocorrências policiais dentro das escolas. Após um ano de vigência do projeto, as invasões caíram 38%, os arrombamentos e roubos foram reduzidos em 31% e as pichações sofreram queda de 7%.
A estatística, elaborada em São Paulo pela Secretaria da Educação, mostra que a abertura das escolas públicas nos fins de semana atingiu o objetivo de manter os estudantes ocupados e longe da criminalidade, além de inibir vandalismo. Criado em 2003, o programa tem por objetivo abrir as portas das 5.306 escolas estaduais aos finais de semana, oferecendo diversas atividades para a comunidade.
Em função do sucesso obtido pelo programa entre estudantes, professores e comunidades, a Secretaria da Educação está ampliando o número de bolsas para os educadores universitários de 25 mil para 30 mil. Dessas bolsas, 9.476 estão em aberto, sendo 5 mil novas vagas e 4.476 remanescentes da seleção anterior (em função do término de curso dos bolsistas).
A Secretaria da Educação paga 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, enquanto a universidade/faculdade parceira cobre o restante. Em contrapartida, o bolsista atua nos finais de semana nas escolas estaduais desenvolvendo atividades e monitorando as oficinas. As inscrições começaram no dia 3 e seguem até 16 de janeiro. Os interessados devem acessar o site www.escoladafamilia.sp.gov.br para fazer o cadastro.
http://www.monitorambiental.com.br/monitor/noticia.php?monitor=pontoedu&object=noticia&acao=visualizar&id=34254
Agência pontoEDU
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|