CIEE oferece oito mil vagas de estágio

Publicado pelo site Aprendiz 12/01/2005

Os estudantes interessados em começar um estágio de trabalho este ano contam com boas oportunidades até o fim de janeiro. O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), entidade sem fins lucrativos criada por empresários e educadores há 40 anos, está oferecendo este mês 8 mil vagas para os interessados. O dobro da oferta registrada em outros meses do ano. E esse número ainda poderá chegar a 15 mil até fevereiro.
O motivo do aumento da oferta, segundo Luis Gustavo Coppola, superintendente de atendimento regional do CIEE, é porque nesta época do ano vários contratos de estágio chegam ao fim e muitos estudantes terminam a graduação abrindo novas vagas. "Tem ainda aqueles que são efetivados nas empresas no fim do ano", diz.
Engana-se quem pensa que as companhias não recrutam estagiários até o carnaval. "Este é um período muito aquecido, pois as empresas precisam contratar estagiários para o ano todo", enfatiza Coppola. "Muitos alunos saem à procura da colocação muito tarde, quando o melhor momento é agora".
Sérgio Roberto Duque de Souza, 26 anos, estudante do terceiro ano de administração de empresas, conseguiu uma oportunidade de estagiar no início do mês. Desde julho, ele esperava por uma vaga em uma empresa ligada à área de comércio exterior. Agora, trabalhando na empresa Haidar, administradora de processos de importação, ele diz estar bastante satisfeito. "Eu me sentia bem preparado para o que estou fazendo", diz.
Se tiver sorte, Sérgio entrará para a lista dos bem sucedidos que pulam direto do estágio para o contrato formal de trabalho. Luiz Gustavo Coppola cita uma pesquisa da Interscience onde 49% dos estudantes dizem ter conseguido uma posição na primeira empresa onde realizaram estágio. "Não há tempo a perder", diz.
A área que mais contrata estagiários, segundo Coppola, é a de serviços, que concentra 30% das vagas. O CIEE firmou parcerias com 7.755 empresas desse setor. O perfil do estudante mais procurado é o do futuro administrador de empresas. Alunos do curso de economia e com perfil mais generalista também levam vantagem. O número de oportunidades de estágio vem crescendo anualmente. "Em 2004 tivemos um aumento de 16% em relação ao ano passado, o que significou 175 mil novas vagas", diz o superintendente do CIEE.
Coppola lembra que muitas empresas contratam estagiários com o objetivo de fazer uma pré-seleção para os seus programas de trainee. "Assim elas não precisam correr atrás dos novos talentos nas portas das faculdades quando os cursos terminam", diz. "É também uma maneira de criar um vínculo com o estudante, de fazer com que ele permaneça na empresa depois e não migre para um concorrente".
Conseguir um estágio na área em que se deseja, entretanto, não é tão simples. A procura pode demorar alguns meses, como aconteceu com Sérgio Roberto Duque de Souza. O banco de dados do CIEE contabiliza hoje um milhão de alunos. "É tão concorrido quanto o vestibular", diz o superintendente.
Ele acredita que o número de estudantes interessados vem aumentando porque alguns não conseguem emprego e voltam a buscar um novo estágio que possa ajudar na sua entrada no mercado de trabalho.
Como um dos maiores agentes integradores entre empresa e escola do país, o CIEE administra 250 mil estágios em 150 mil empresas conveniadas. Mais informações no site http://www.ciee.org.br.

Aprendiz