Cuba e Brasil farão encontro de ciência

Publicado pelo site Terra Educação 17/01/2005

Neste mês será realizado em Havana um encontro dedicado à ciência entre 32 reitores de universidades federais brasileiras e de todos os centros universitários de Cuba, informaram hoje seus organizadores.
A reunião identificará áreas de ação de trabalho de interesse no contexto das relações de ambos os países, e traçará missões concretas com universidades, explicou María Eugenia Alonso, diretora de relações internacionais do Ministério da Educação Superior (MES) da ilha caribenha.

O fórum, promovido pelo MES e Associação de Universidades e Institutos Federais do Brasil, é o primeiro deste tipo realizado em Cuba com o país sul-americano.

Foi anunciada a participação de 32 reitores e 40 personalidades da nação sul-americana, liderados por Ana Lucía Almeida Gazzola, presidente da Associação e reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A representação cubana estará integrada pelos reitores dos centros do MES e outros não adscritos a essa instituição.

O encontro analisará temas como a pós-graduação e a pesquisa, a dupla diplomação, a universalização, o intercâmbio acadêmico e promoverá a vindoura conferência da Educação Superior cubana: Universidade 2006.

Além disso, a agenda do encontro inclui oficinas relacionados com a agricultura sustentável, o gado, qualidade de leite, biotecnologia, farmacologia, medicina natural e tradicional, equipamentos médicos, saúde e bem-estar humano, entre outros.

Os reitores brasileiros também têm programadas visitas a centros da Educação Superior da ilha para conhecer de perto os planos que Cuba desenvolve em matéria de ciência.

Terra