São Paulo ganha novo espaço cultural no centro

Publicado pelo site do Governo do Estado de SP 21/01/2005

O Governo do Estado inaugura mais um espaço cultural no Centro Antigo de São Paulo, o Ateliê Amarelo, que funcionará sob curadoria de Maria Bonomi. Localizado em um sobrado de 1943, na Rua General Osório nº 35, o ateliê está pronto e logo será ocupado por dez artistas que serão escolhidos por uma curadoria de quatro profissionais da área, sob a coordenação de Bonomi.

As vagas serão igualmente divididas entre os inscritos da capital e do interior. Os critérios para a inscrição serão publicados em edital, no Diário Oficial, em 25 de fevereiro. O resultado da seleção sai em 25 de março.

Os selecionados terão de trabalhar sempre com um tema, este ano é reflexão social e poética sobre o centro antigo da cidade. Durante todo o processo, receberão apoio dos curadores e a realização de seus trabalhos poderá ser acompanhada por estudantes da área e público interessado.

A atuação dos artistas não vai se restringir às dependências do Ateliê Amarelo. Eles poderão também usar o largo General Osório. Como a Secretaria da Cultura se comprometeu em assumir a manutenção e o paisagismo do largo, a Administração Regional da Sé vai retirar as grades que hoje o cercam, liberando o espaço para o uso dos artistas do sobrado.

“Assim que fui convidada para assumir a curadoria do espaço, lembrei-me da Bienal de 67, em Paris, quando ganhei do governo francês um ano de estudos em Ville des Arts, uma região dedicada só às artes plásticas. Na época meu desejo era ter um lugar como este no Brasil e agora o temos”, comemora a curadora.

Governo do Estado de São Paulo